Implicações da revolução dos sistemas de informação e da informática na contemporaneidade: o problema da inclusão digital como política pública

Autores

  • Ana Claudia J. Peixoto de Medeiros Universidade Federal de Uberlândia (UFU)
  • Gabriel M. Palafox Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v5n2a2016-45395

Palavras-chave:

Plano de Ações Articuladas, Democratização da gestão, Educação municipal de Altamira

Resumo

O presente trabalho buscou compreender como as políticas públicas de inclusão digital do sistema educacional brasileiro têm sido idealizadas. Trata-se de um estudo bibliográfico, cujo percurso metodológico parte de uma avaliação dos aspectos condicionantes dos processos de exclusão digital e de um levantamento da situação brasileira frente à necessidade de elaboração de políticas de inclusão e educação digital, como pensadas por Mendes (2013). Em seguida, tomando os conceitos de inclusão digital induzida e espontânea, elaborados por Costa (2006), procurou-se compreender como se dão os processos de implementação de tais políticas para, ao final, situá-las essas no sistema público de ensino brasileiro, tendo como referência os estudos de Porcaro (2006).

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Biografia do Autor

Ana Claudia J. Peixoto de Medeiros, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutoranda em Educação, PPGED/UFU e professora da Rede Municipal de Uberlândia do Estado de Minas Gerais.

Gabriel M. Palafox, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Educação e Curriculo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Professor Titular da Universidade Federal de Uberlândia no Programa Pós-graduação em Educação (PPGED/UFU).

                                                                    

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Publicado

2016-12-20

Como Citar

MEDEIROS, A. C. J. P. de; PALAFOX, G. M. Implicações da revolução dos sistemas de informação e da informática na contemporaneidade: o problema da inclusão digital como política pública. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 5, n. 2, p. 241–253, 2016. DOI: 10.14393/REPOD-v5n2a2016-45395. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/45395. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos