DESESTABILIZANDO AS IDEIAS SOBRE DIVERSIDADE DE GÊNERO E SEXUAL EM UMA TURMA DE EJA: ANÁLISE DE UMA EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n2a2015-34556Palabras clave:
Educação de Jovens e Adultos, Educação Sexual, LGBTI, Práticas EducativasResumen
Este estudo apresenta e analisa os resultados de uma proposta de ensino sobre diversidade de gênero e sexual, realizada em uma turma de EJA do período noturno de uma escola pública municipal de Jequié-BA, desenvolvida durante uma unidade letiva (dois meses) em 2013. Foram discutidos temas como gênero, intersexualidade, universo trans e homofobia por meio de estratégias didáticas participativas e, ao final do trabalho, apesar de algumas resistências, o grupo reconheceu a dificuldade de romper com os processos normativos e os enquadramentos, bem como a relevância do reconhecimento das diferenças e da não reiteração dos processos discriminatórios. A experiência também deslocou a ideia de que o ensino da sexualidade na escola seja inexequível ou não envolvente.
Descargas
Métricas
Citas
ABRAMOVAY, M.; CASTRO, M. G.; SILVA, L. B. Juventudes e Sexualidade. Brasília: UNESCO Brasil, 2004.
ALTMANN, H. Educação sexual em uma escola: da reprodução à prevenção. Cadernos de Pesquisa, Maranhão, v. 39, n. 136, p. 175-200, jan./abr. 2009.
ARROYO, M. Balanço da EJA: o que mudou nos modos de vida dos jovens-adultos populares? REVEJ@ - Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, p. 5-19, ago. 2007.
BENTO, B. Na escola se aprende que a diferença faz a diferença. Estudos Feministas, Florianópolis, v. 19, n. 2, p. 548-559, maio/ago. 2011.
BORGES, Z. N. et al. Percepção de professoras de ensino médio e fundamental sobre a homofobia na escola em Santa Maria (Rio Grande do Sul/Brasil). Educação em Revista, n.39, p. 21-38, jan./abr., 2011.
BORRILLO, D. Homofobia: história e crítica de um preconceito: Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão. Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: pluralidade cultural, orientação sexual / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: MEC/SEF, 1998.
CARRARA, S.; VIANNA, A. “Tá lá o corpo estendido no chão...”: a violência letal contra travestis no município do Rio de Janeiro. Physis: Rev. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, p. 233-249, 2006.
CARRIERI, A. P.; SOUZA, E. M.; AGUIAR, A. R. C. Trabalho, violência e sexualidade: estudo de lésbicas, travestis e transexuais. RAC, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, p. 78-95, jan./fev., 2014.
CÉSAR, M. R. A. Gênero, sexualidade e educação: notas para uma “Epistemologia”. Revista Educar, Curitiba, n.35, p. 37-51. 2009.
COLLING, L.; SANTOS, M. A. O corpo intersex e a politização do abjeto em XXY. Intexto, Porto Alegre, UFRGS, v. 2, n. 25, p. 234-250, dez. 2011.
DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. O planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2 ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
DINIS, N. F. O amor entre mulheres: a tolerância esconderia mais preconceito? Revista latino-americana de Geografia e Gênero, Ponta Grossa, v. 5, n. 1, p. 142-151, jan./jul., 2014.
DI PIERRO, M. C.; JOIA, O.; RIBEIRO, V. M. Visões da educação de jovens e adultos no Brasil. Cadernos Cedes, v. 21, n. 55, p. 58-77, nov., 2001.
FERRARI, A. Experiência homossexual no contexto escolar. Educação em Revista, Curitiba, n.spe-1, p. 101-116, 2014.
FIGUEIRÓ, M.N.D. Educação sexual: retomando uma proposta, um desafio. 3 ed. Londrina: Eduel, 2010.
FOUCAULT, M. História da sexualidade I: a vontade de saber. Rio de Janeiro: Graal, 1988.
GGB. Assassinato de homossexuais (LGBT) no Brasil: relatório 2014. Disponível em: <https://homofobiamata.files.wordpress.com/2015/01/relatc3b3rio-2014s.pdf>. Acesso em: 14 jan. 2015.
JUNQUEIRA, R. D. Pedagogia do armário e currículo em ação: heteronormatividade, heterossexismo e homofobia no cotidiano escolar. In: MISKOLCI, R.; PELÚCIO, L. (orgs.) Discursos fora da ordem: sexualidades, saberes e direitos. São Paulo: Annablume: Fapesp, 2012. p. 277-306.
LOURO, G. L. Currículo, gênero e sexualidade: o “normal”, o “diferente” e o “excêntrico”. In: LOURO, G. L.; FELIPE, J.; GOELLNER, S. V. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2003. p. 43-53.
LOURO, G. L. Gênero e sexualidade: pedagogias contemporâneas. Pro-posições, v. 19, n. 2 (56), p. 17-23 , maio/ago., 2008.
MACHADO, P. S. Intersexualidade, intersexualidades: notas sobre alguns desafios teóricos, metodológicos e políticos contemporâneo; In: MISKOLCI, R.; PELÚCIO, L. (Org.). Discursos fora de ordem: sexualidades, saberes e direitos. São Paulo: Annablume; Fabesp, 2012. p. 179-196.
MEYER, D. E. E.; KLEIN, C. ANDRADE, S. S. Sexualidade, prazeres e vulnerabilidade: implicações educativas. Educação em Revista, n. 46, p. 219-239, dez., 2007.
MISKOLCI, R. A teoria queer e a sociologia: o desafio de um analítica da normalização. Sociologias, Porto Alegre, ano 11, n. 21, p. 150-182, jan./jun. 2009.
MISKOLCI, R. Teoria queer: um aprendizado pelas diferenças. Belo Horizonte: Autêntica Editora: UFOP, 2012.
PINO, N. P. A teoria queer e os intersex: experiências invisíveis de corpos des-feitos. Cadernos Pagu (28), p. 149-174, jan.-jun. 2007.
QUIRINO, G. S.; ROCHA, J. B. T. Sexualidade e educação sexual na percepção docente. Educação em Revista, 2012, n.43, p. 205-224, jan./mar., 2012.
RIBEIRO, C. R. S. Uma certa banda de música: representações sobre a homossexualidade em uma escola pública. Educação & Realidade, n. 32, v. 2, p. 23-48, jul/dez., 2007.
RIBEIRO, P. R. M. Os momentos históricos da educação sexual no Brasil. In: RIBEIRO, P. R.M. (org.). Sexualidade e educação: aproximações necessárias. São Paulo: Arte & Ciência, 2004. p. 15-25.
SILVA, R. R. D. A educação de jovens e adultos como um “espaço em trânsito”: perspectivas curriculares. REVEJ@ - Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 2, n. 1, p. 46-56, abr. 2008.
SOUZA, D. M. R.; FRANÇA. F. G. R.; ANJOS, M. F. “E se não houver escolha?” Reflexões a partir do filme XXY. In: FERRARI, A.; CASTRO, R. P. (Org.). Política e poética das imagens como processos educativos. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2012. p. 213-237.
TEIXEIRA-FILHO, F. S.; RONDINI, C. A. Ideações e tentativas de suicídio em adolescentes com práticas sexuais hetero e homoeróticas. Saúde Soc., São Paulo, v. 21, n. 3, p. 651-667, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 Revista Educação e Políticas em Debate
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.