AS POTENCIALIDADES DA LIDERANÇA DOCENTE E DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM CONTEXTO: RESULTADOS DE UM ESTUDO EMPÍRICO

Autores/as

  • Cristina Parente Universidade do Minho
  • Fátima Vieira Universidade do Minho
  • Eva Fernandes Universidade do Minho
  • Cláudia Pinheiro Universidade do Minho
  • Maria Assunção Flores Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v4n1a2015-31333

Resumen

Neste artigo apresentamos dados relativos a um projeto de investigação mais amplo intitulado "Teachers exercising leadership", (2011-2013), financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia cujo objetivo consistiu em desenvolver o profissionalismo docente através do exercício da liderança, entendida no âmbito do ensino e a da aprendizagem na sala de aula, mas também no contexto da inovação curricular e da construção de conhecimento profissional dentro e para além da escola. O projeto teve como objectivo analisar o contexto político e cultural do desenvolvimento da liderança do professor e o modo como os fatores culturais influenciam as estratégias que o potenciam. Os dados relativos à fase III revelam, de um modo geral, percepções positivas por parte dos professores participantes nomeadamente pela oportunidade de co-construção conjunta de conhecimento, pela partilha de experiências, pela reflexão conjunta e pela oportunidade para aprofundar o tema da liderança através do desenvolvimento de projetos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Cristina Parente, Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Professora da área de Metodologia e Supervisão em Educação de Infância na Universidade do Minho, Braga, Portugal. E-mail: cristinap@ie.uminho.pt

Fátima Vieira, Universidade do Minho

Doutora em Estudos da Criança pela Universidade do Minho. Professora da área de Metodologia e Supervisão em Educação de Infância na Universidade do Minho, Portugal. E-mail: fatima@ie.uminho.pt

Eva Fernandes, Universidade do Minho

Doutoranda em Ciências da Educação na especialidade de Desenvolvimento Curricular da Universidade do Minho, Braga, Portugal. E-mail: evalopesfernandes@gmail.com

Cláudia Pinheiro, Universidade do Minho

Mestre em Ciências da Educação, área de especialização em Desenvolvimento Curricular Universidade do Minho, Braga, Portugal. E-mail: claudiampinheiro@hotmail.com

Maria Assunção Flores, Universidade do Minho

Doutora em Educação pela Universidade de Nottingham, Reino Unido. Professora da área de Currículo e Formação de Professores na Universidade do Minho, Portugal. E-mail: aflores@ie.uminho.pt

Citas

ALEXANDROU, A.; SWAFFIEL, S. Teacher leadership and professional development: perspectives, connections and prospects. Professional Development in Education, London, v.38, n.2, p. 159-167, April, 2012.

CROWTHER, F. The IDEAS Project: Guidelines for Exploration and Trial in Queensland State Schools. Brisbane: Education Queensland, 1999. p. 29

DANIELSON, C. Teacher Leadership that Strengthens Professional Practice. Alexandria, Virginia USA: Association for supervising and Curriculum Development (ASCD), 2006. p. 159

DURRANT, J. Teachers Frameworks and Key ingredients for school improvement. Leading and Managing, v.10, n.2, p.10-29, May, 2004.

FLORES, M. A. Teachers’ Work and Lives: A European Perspective, In C. Day (Ed).The Routledge International Handbook of Teacher and School Development, London: Routledge, 2014b, p. 94-107.

FLORES, M. A. (coord.) Profissionalismo e Liderança dos Professores. Santo Tirso: De Facto Editores, 2014 a. p. 244

FLORES, M. A. Discursos do profissionalismo docente: paradoxos e alternativas conceptuais, Revista Brasileira de Educação, São Paulo, v.19, n.59, p. 851-869, out-dez, 2014b.

FLORES, M. A.; FERREIRA, F. I. (Org.). Currículo e Comunidades de Aprendizagem: Desafios e Perspetivas. Santo Tirso: De Facto Editores, 2012. p. 248

FROST, D.; DURRANT, J. Teachers as Leaders: exploring the impact of teacher-led development work. School Leadership and Management, v.22, n.2, p. 143-161, May, 2002.

FROST, D; DURRANT, J. Teacher Leadership: rational, strategy and impact. School Leadership and Management, v.23, n. 2, p. 173-186, May, 2003.

FROST, D. Resisting the juggernaut: building capacity through teacher leadership in spite of it all. Leading and Managing, v.10, n.2, p. 70-87, May, 2004.

FROST, D. From professional development to system change: teacher leadership and innovation. Professional Development in Education, London, v.38, n.2, p. 205-227, April, 2012.

KATZENMEYER, M.; MOLLER, G. Awakening the Sleeping Giant: helping teachers develop as leaders. Thousand Oaks: Corwin Press, 2001. p. 220

LIEBERMAN, A. Teacher Leadership: What are we learning? In C. Livingston, Teachers as Leaders: evolving roles, Washington DC: National Education Association, 1992, p. 159-165.

LIEBERMAN, A.; MILLER, L. Teacher Leadership. San Francisco, CA: Jossey-Bass, 2004. p. 100

LIEBERMAN, A.; FRIEDRICH, L. Changing Teaching from Within: Teachers as Leaders. In J. MACBEATH; Y. CHENG, Leadership for Learning: International Perspectives, Rotterdam e Taipei: Sense Publishers, 2008, p. 37-57.

LITTLE, J. W. Assessing the prospects for teacher leadership. In A. Lieberman, Building a professional culture in schools, New York: Teachers College Press, 1988. p. 78-106.

MACBEATH, J. et al. Leadership of Learning: Making the Connections. Cambridge: University of Cambridge Faculty of Education, 2006. p. 189

PAIS, J.M. Ganchos, tachos e biscates. Jovens, trabalho e futuro. Lisboa: Ambar, 2005. p. 335

PARENTE, C.; VIERA, F.; SANTOS, P.; PINHEIRO; C. FLORES. M.A. A condição docente e o exercício da liderança: perspetivas dos professores. In M. A. Flores (org), Profissionalismo e liderança dos professores. Santo Tirso: De facto Editores, 2014, p. 101-156.

POEKERT, P.E. Teacher leadership and professional development: examining links between two concepts central to school improvement. Professional Development in Education, London, vol.38, n.2, p. 169-188, April, 2012.

TAYLOR, M.; YATES, A.; MEYER, L; KINSELLA, P. Teacher Professional Leadership in support of teacher professional development. Teaching and Teacher Education, v. 27, n.1, p. 85-94, January, 2011.

YORK-BARR, J.; DUKE, K. What do we know about teacher leadership? Findings from two decades of scholarship. Review of Educational Research, v.74, n.3, p. 255-316, May, 2004.

Publicado

2015-08-19

Cómo citar

PARENTE, C.; VIEIRA, F.; FERNANDES, E.; PINHEIRO, C.; ASSUNÇÃO FLORES, M. AS POTENCIALIDADES DA LIDERANÇA DOCENTE E DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL EM CONTEXTO: RESULTADOS DE UM ESTUDO EMPÍRICO. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 4, n. 1, 2015. DOI: 10.14393/REPOD-v4n1a2015-31333. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/31333. Acesso em: 31 ago. 2024.

Número

Sección

Artigos de Demanda Contínua