O PROGRAMA DE DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA E A GESTÃO DE RECURSOS: LIMITES E POSSIBILIDADES EM UMA ESCOLA DO DISTRITO FEDERAL

Autores/as

  • Rosângela Rodrigues Trindade Universidade Católica de Brasília
  • Wellington Ferreira de Jesus Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v3n2a2014-30282

Resumen

Resumo: O presente artigo constitui-se em um estudo acerca dos programas de descentralização administrativa e financeira das escolas Públicas. Em um primeiro momento é feita uma apresentação das normatizações do financiamento da educação no Brasil a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, bem como da tendência à adoção de políticas educacionais que visaram atender às exigências do Estado liberal nos anos 1990. Nesse contexto foi criado em 1995 o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) que se constitui no mais importante programa de repasse de verbas para as escolas públicas do Brasil. No Distrito Federal foi criado em 2007 o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) com objetivos similares. Para compreender o funcionamento do PDAF foi realizada uma pesquisa qualitativa em um Centro de Ensino Médio com o objetivo de compreender os impactos da administração do PDAF no cotidiano escolar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Citas

AGUIAR, M. A. S. Gestão da Educação Básica e o Fortalecimento dos Conselhos Escolares. In: Educar, Curitiba, n. 31, p. 129-144, 2008. Editora UFPR.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil (1988). Brasília: Senado Federal, 2012.

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: 1996.

BRASIL. Lei 9.424, de 24 de dezembro de 1996. Regulamenta o Fundo de Manutenção do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério. Brasília: 1996.

BRASIL. Lei 11.494, de 20 de junho de 2007. Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (FUNDEB). Brasília: 2007.

BRASIL. Lei 11.947, de 16 de junho de 2009. Regulamenta o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Disponível em: http://www.gestão2010.mec.gov.br. Acesso em 17 maio 2014.

BRASIL. Portaria Ministerial 2896/2004. Criou o Programa de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Ministério da Educação.

BRASIL. Resolução Nº 03, de 04 de março de 1997. Brasília, MEC. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/fndelegis/action/UrlPublicasAction.php?acao=abrirAtoPublico&sgl_tipo=RES&num_ato=00000003&seq_ato=000&vlr_ano=1997&sgl_orgao=CD/FNDE/MEC Acesso em 03 maio 2014.

BRASIL. Caderno n. 7 do Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: O Conselho Escolar e o financiamento da educação no Brasil. Brasília: MEC – Secretaria de Educação Básica, 2007.

DISTRITO FEDERAL. Decreto n. 28.513 de 6 de dezembro de 2007. Regulamenta o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF). Disponível em :http://www.se.df.gov.br. Brasília: 2013. Acesso em 15 de jun 2014.

DISTRITO FEDERAL. Lei 4.751 de 07 de fevereiro de 2012. Regulamenta a Gestão Democrática do Ensino Público do Distrito Federal. In. BRITO, Renato de Oliveira. Gestão e Comunidade Escolar: Ferramentas Para a Construção de uma Escola Diferente do Comum. Brasília: Liber Livro, 2013.

EDINIR, Mazda; BASSI, Marcos. Bicho de Sete Cabeças: para entender o financiamento da educação brasileira. São Paulo: Peirópolis. Ed. Ação Educativa. 2009.

DOURADO, Luiz Fernandes. Políticas e Gestão da Educação Básica no Brasil: Limites e Perspectivas. In: Educação e Sociedade. Campinas, vol. 28, n. 100 – Especial, p. 921- 946. 2007.

DOURADO, L. F.; OLIVEIRA, J. F. de; SANTOS, C. de A. A Qualidade da Educação: Conceitos e definições. In: II Reunião do Fórum Hemisférico Educacional Qualidade na Educação. Brasília: INEP/MEC/OEA, 13 a 17 de julho de 2007, p. 7-27. Disponível em: http://www.inpe.mec.gov.br . Brasília: 2013. Acesso em 10 ago 2014.

GESTOR DA ESCOLA. Depoimento I. [março, 2014]. Entrevistadora: Rosangela Rodrigues Trindade. Brasília, 2014. mp3. 35min.

GIL, J.; ARELARO, L.R.G. Contra a municipalização do ensino à brasileira. In: GIL, J. Educação municipal: experiências de políticas democráticas. Ubatuba: Estação Palavra, 2004.

MOREIRA, Ana Maria Albuquerque. Gestão Financeira Descentralizada: uma análise do Programa Dinheiro Direto na Escola.

FINEDUCA – Revista de financiamento da educação, Porto Alegre, v. 2, nº 1, 2012.

PINTO, J. M. de R.; AMARAL, N. C.; CASTRO, J. A. de. O Financiamento do Ensino Médio no Brasil: De uma escola boa para poucos à massificação barata da rede pública. In: Educação e Sociedade, Campinas, v. 32, n. 116, p. 639-665. 2011.

REPRESENTANTE DE PAIS. Depoimento I. [Abril, 2014]. Entrevistadora: Rosangela Rodrigues Trindade. Brasília, 2014. mp3. 40min.

SANTOS, P. S. M. B. dos. Guia Prático da Política Educacional no Brasil: Ações, planos, programas e impactos. São Paulo, SP: Cengage, 2012.

SECCHI, Leonardo. Políticas Públicas: Conceitos, esquemas de análise, casos práticos. 2ªEd. São Paulo: Cengage, 2013.

SHIROMA, Eneida Otto; MORAES, Maria Célia Marcondes de; EVANGELISTA, Olinda. Política Educacional.. Rio de Janeiro: Lamparina, 2011.

Publicado

2015-07-09

Cómo citar

RODRIGUES TRINDADE, R.; FERREIRA DE JESUS, W. O PROGRAMA DE DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA E A GESTÃO DE RECURSOS: LIMITES E POSSIBILIDADES EM UMA ESCOLA DO DISTRITO FEDERAL. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 3, n. 2, 2015. DOI: 10.14393/REPOD-v3n2a2014-30282. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30282. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: O financiamento da educação e a qualidade do ensino: desafios para o novo Plano Nacional de Educação