O PROGRAMA DE DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA E A GESTÃO DE RECURSOS: LIMITES E POSSIBILIDADES EM UMA ESCOLA DO DISTRITO FEDERAL

Autores/as

  • Rosângela Rodrigues Trindade Universidade Católica de Brasília
  • Wellington Ferreira de Jesus Universidade Católica de Brasília

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v3n2a2014-30282

Resumen

Resumo: O presente artigo constitui-se em um estudo acerca dos programas de descentralização administrativa e financeira das escolas Públicas. Em um primeiro momento é feita uma apresentação das normatizações do financiamento da educação no Brasil a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988, bem como da tendência à adoção de políticas educacionais que visaram atender às exigências do Estado liberal nos anos 1990. Nesse contexto foi criado em 1995 o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) que se constitui no mais importante programa de repasse de verbas para as escolas públicas do Brasil. No Distrito Federal foi criado em 2007 o Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF) com objetivos similares. Para compreender o funcionamento do PDAF foi realizada uma pesquisa qualitativa em um Centro de Ensino Médio com o objetivo de compreender os impactos da administração do PDAF no cotidiano escolar.

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Publicado

2015-07-09

Cómo citar

RODRIGUES TRINDADE, R.; FERREIRA DE JESUS, W. O PROGRAMA DE DESCENTRALIZAÇÃO ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA E A GESTÃO DE RECURSOS: LIMITES E POSSIBILIDADES EM UMA ESCOLA DO DISTRITO FEDERAL. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 3, n. 2, 2015. DOI: 10.14393/REPOD-v3n2a2014-30282. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/30282. Acesso em: 27 jul. 2024.

Número

Sección

Dossiê: O financiamento da educação e a qualidade do ensino: desafios para o novo Plano Nacional de Educação