Perfil das Formadoras Municipais do LEEI e a identidade docente:  uma análise da Região Noroeste do Paraná, Brasil

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14nEspeciala2025-78257

Mots-clés :

Formação Continuada de Professores, Educação Infantil, Identidade Docente

Résumé

Investir na formação inicial e continuada dos professores, em processos formativos que ampliem os repertórios teórico-práticos sobre a especificidade da aprendizagem da linguagem e de seus usos nas práticas sociais que as crianças participam, pode ser um dos caminhos para a humanização docente. Nesse movimento, objetivamos com esta pesquisa, analisar o perfil das formadoras municipais do programa de formação continuada LEEI e as implicações para a identidade docente na Educação Infantil. Para isso, desenvolvemos esta pesquisa por meio de estudo bibliográfico associado a um questionário com perguntas abertas e fechadas, direcionadas para 21 professoras participantes. A análise dos dados levantados revelou que é preciso investimento político, institucional e pessoal para potencializar o trabalho entre diferentes gerações de professoras, garantindo a sistematização de práticas de leitura e escrita que contribuam para a humanização e a emancipação das crianças desde tenra idade.

Biographies de l'auteur-e

  • Bruna Eduarda Martins Santos , Universidade Estadual do Paraná - Brasil

    Graduanda do Curso de Pedagogia. UNESPAR, Paranavaí, PR, Brasil. 

  • Lucineia Maria Lazaretti, Universidade Estadual do Paraná - Brasil

    Doutora em Educação. Docente no Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Ensino – Formação Docente Interdisciplinar – PPIFOR; UNESPAR/Paranavaí, PR, Brasil. 

  • Lussuede Luciana de Sousa Ferro , Universidade Estadual do Paraná - Brasil

    Doutora em Educação. Professora no Colegiado de Pedagogia na UNESPAR; Paranavaí, PR, Brasil. 

  • Vanessa Alves Pedro Santos, Universidade Estadual do Paraná - Brasil

    Mestranda em Ensino na PPIFOR/UNESPAR; Paranavaí, PR, Brasil. 

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Publié

2025-12-15

Numéro

Rubrique

Dossier: Éducation préscolaire: défendre la gestion publique et le droit à la qualité

Comment citer

SANTOS , Bruna Eduarda Martins; LAZARETTI, Lucineia Maria; FERRO , Lussuede Luciana de Sousa; SANTOS, Vanessa Alves Pedro. Perfil das Formadoras Municipais do LEEI e a identidade docente:  uma análise da Região Noroeste do Paraná, Brasil. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. Especial, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14nEspeciala2025-78257. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/78257. Acesso em: 23 déc. 2025.