The marks of historicity: the constitution of Youth and Adult Education in Mato Grosso sate

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-63395

Keywords:

Youth and Adult Education, Mato Grosso, Discourse Analysis, Historicity marks

Abstract

To think about the constitution of the Youth and Adult Education (EJA) is to propose to understand the gestures of reading and interpretation that may come to presented during the writing of a work. This article highlights the historical context of EJA in Mato Grosso sate from the theoretical, methodological and analytical perspective from the Discourse Analysis (AD). In this movement, the aim of this work is to present, discuss and analyze the marks of historicity of the constitution of EJA in Mato Grosso sate, permeating the thicknesses that are presented in the conditions of production. The closing effect points to the need for studies on EJA, which requires permanent and affirmative public policies, with continuous and systematic actions that establish the dynamics of society in the history and in the politics.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Rhafaela Rico Bertolino Beriula, Universidade do Estado de Mato Grosso - Brasil

Mestre em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), doutoranda em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Sinop, Mato Grosso, Brasil.

Tânia Pitombo de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso - Brasil

Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é professora adjunta da Universidade do Estado de Mato Grosso, Sinop, Mato Grosso, Brasil.

References

BOFF, L. A. As políticas públicas de Educação de Jovens e Adultos no estado de Mato Grosso 1991/2001: internalidade e diálogos com o mundo da vida dos jovens e adultos. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002. 347

BOGNAR, I.; FERREIRA, M. S. Avanços e retrocessos na política de Educação de Jovens e Adultos no estado de Mato Grosso/Brasil (2008/2017). Revista Relações Sociais – REVES, Viçosa, v. 2, n. 2, p. 205-220, jun., 2019. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/reves/article/view/3208. Acesso em: 10 jul. 2021.

BRASIL. Decreto nº 2.313/1974. Diário Oficial da União: Ministério da Educação e Cultura/Departamento de Ensino Supletivo. Centro de Estudos Supletivos. Brasília/DF: 1974.

BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Diário Oficial da União: Seção 1. Distrito Federal: Departamento de Imprensa Nacional, 12 ago. 1971. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1970-1979/lei-5692-11-agosto-1971-357752-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 5 jul. 2021.

BRASIL. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de diretrizes e bases da educação nacional. Publicação Original. Diário Oficial da União, Congresso Nacional, seção 1, Brasília: Diário oficial da União, 1996. Disponível em: https://www2.camara.leg.br/legin/fed/lei/1996/lei-9394-20-dezembro-1996-362578-publicacaooriginal-1-pl.html. Acesso em: 1 fev. 2022.

BRASIL. Lei nº 9.394/1996, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. 2. ed. Diário Oficial da União, Senado Federal, Brasília: Coordenação de Edições Técnicas, 2018c. Disponível em: http://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/544283/lei_de_diretrizes_e_bases_2ed.pdf. Acesso em: 1 fev. 2022.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 11/2000, de 10 de maio de 2000. Dispõe sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília: Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação, 10 maio 2000a. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb011_00.pdf. Acesso em: 1 fev. 2022.

BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 37/2006, de 7 de julho de 2006. Dispõe sobre a aprovação de diretrizes e procedimentos técnico-pedagógicos para a implementação do ProJovem – Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária. Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília: Ministério da Educação; Conselho Nacional de Educação, 2006b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb037_06.pdf. Acesso em: 1 fev. 2022.

CONTE, I. I; BOFF, L. A. Educação do campo e educação de jovens e adultos no estado de Mato Grosso: um percurso instável. Perspectiva - Revista do Centro de Ciências da Educação, v. 36, n. 2, p. 627-649, abr./jun., 2018, Florianópolis. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/rt/printerFriendly/2175-795X.2018v36n2p627/0. Acesso em: 25 jul. 2021.

DIAS, C. P. Telecentros como políticas públicas de Inclusão Digital: da administração da vida na cidade. In: ORLANDI, Eni P. (org.). Discurso e políticas públicas urbanas: a fabricação do consenso. Campinas: Editora RG, 2010. p. 43-73.

GUIMARÃES, G. T. D. Historicidade. In: LEANDRO-FERREIRA, M. C. Glossário de termos do discurso. Campinas: Pontes Editores, 2020. p. 135-138.

HADDAD, S.; DI PIERRO, M. C. Escolarização de jovens e adultos. Revista Brasileira de Educação - RBE, Rio de Janeiro, v. 1, n. 14, p. 108-194, mai.- ago., 2000. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-24782000000200007&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt. Acesso em: 8 jun. 2021.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Educação 2018. Informativo. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Rio de Janeiro: IBGE, 2019a. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101657. Acesso em: 25 jun. 2021.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico: 2000: características gerais da população: resultados da amostra. Rio de Janeiro: IBGE, 2000. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/pt/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=783. Acesso em: 25 jun. 2021.

IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua: notas técnicas. 5. ed. Versão 1.5. Rio de Janeiro: IBGE, 2019b. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/index.php/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=2101657. Acesso em: 25 jun. 2021.

LEITE, S. F. O direito à Educação Básica para jovens e adultos da modalidade EJA no Brasil: um resgate histórico e legal. Curitiba: Editora CRV, 2013.

MATO GROSSO. Resolução n.º 003/2017-CNE. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá: Superintendência da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso, 2017. Disponível em: http://www.mt.gov.br/documents/8125245/8532755/Resolucao+n.+005-2011+-+28.12.11+-+Fixa+normas+para+a+oferta+da+Educacao+Basica+-+EJA.pdf/5dacc3da-1189-68a0-cdd1-bf92ce06d537#:~:text=Fixa%20normas%20para%20a%20oferta,no%20Sistema%20Estadual%20de%20Ensino. Acesso em: 1 fev. 2022.

MATO GROSSO. Resolução n.º 005/2011-CEE/MT, de 28 de dezembro de 2011. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá: Superintendência da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso, 28 dez. 2011. Disponível em: http://www.mt.gov.br/documents/8125245/8532755/Resolucao+n.+005-2011+-+28.12.11+-+Fixa+normas+para+a+oferta+da+Educacao+Basica+-+EJA.pdf/5dacc3da-1189-68a0-cdd1-bf92ce06d537#:~:text=Fixa%20normas%20para%20a%20oferta,no%20Sistema%20Estadual%20de%20Ensino. Acesso em: 1 fev. 2022.

MATO GROSSO. Resolução nº 137/1991 - CEE/MT. Estabelece normas gerais para o Ensino Supletivo no sistema de educação de Mato Grosso. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá: SEDUC; CEE/MT, 1991.

MATO GROSSO. Resolução nº 150/1999 -CEE/MT. Estabelece normas aplicáveis para a Educação Básica no Sistema Estadual de Ensino [...]. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá: SEDUC; CEE/MT, 1999. Disponível em: https://www.sinepe-mt.org.br/download/?uid=1054&modo=download. Acesso em: 1 fev. 2022

MATO GROSSO. Resolução nº 177/2002 -CEE/MT. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá: SEDUC; CEE/MT, 2002. Disponível em: https://www.sinepe-mt.org.br/download/?uid=1108&modo=download#:~:text=R%20E%20S%20O%20L%20V%20E%3A,do%20Sistema%20Estadual%20de%20Ensino. Acesso em: 1 fev. 2022

MATO GROSSO. Resolução n.º 180/2000-CEE/MT, de 5 de setembro de 2000. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá: Superintendência da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso, 5 set. 2000. Disponível em: http://www3.cee.mt.gov.br/wmmostrarmodulo.aspx?15,45,Componente+Arquivo. Acesso em: 22 jul. 2021.

MATO GROSSO. Resolução n.º 190/2000-CEE/MT, de 26 de setembro de 2000. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá: Superintendência da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso, 26 set. 2000. Disponível em: https://www.sinepe-mt.org.br/download/?uid=1052&modo=download. Acesso em: 1 fev. 2022.

MATO GROSSO. Resolução n.º 257/2006-CEE/MT, de 31 de outubro de 2006. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá: Superintendência da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso, 31 out. 2006. Disponível em: http://www3.cee.mt.gov.br/wmmostrarmodulo.aspx?15,45,Componente+Arquivo. Acesso em: 1 fev. 2022.

MATO GROSSO. Resolução n.º 318/2008-CEE/MT, de 29 de outubro de 2008. Diário Oficial [do] Estado de Mato Grosso, Cuiabá: Superintendência da Imprensa Oficial do Estado de Mato Grosso, 29 out. 2008. Disponível em: https://www.cuiaba.mt.gov.br/upload/arquivo/318.PDF. Acesso em: 1 fev. 2022.

MELLO, Â. R. C. de. A educação de adultos em Mato Grosso/Brasil: Da transição democrática à atualidade. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop, v. 4, n. 2, p. 24-38, jul./dez., 2014. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/article/view/1720. Acesso em: 5 jul. 2021.

MELLO, Â. R. C. de. A implantação dos Centros da Educação de Jovens e Adultos em Mato Grosso. In: Mostra Acadêmica UNIMEP, 8, 2010a, Piracicaba. Anais [...]. Piracicaba: UNIMEP. Disponível em: http://www.unimep.br/phpg/mostraacademica/anais/8mostra/5/261.pdf. Acesso em: 10 jul. 2021.

MELLO, Â. R. C. de. Dilemas e perspectivas da alfabetização de jovens e adultos em Mato Grosso: estudo do programa LetrAção de 2004 a 2007. Cuiabá: EdUFMT; FAPEMAT, 2010b.

MELLO, Â. R. C. de. Implantação dos Centros de Educação de Jovens e Adultos de Mato Grosso (2008/2011): adaptabilidade e conformação social. Revista Educação, Cultura e Sociedade, Sinop, v. 3, n. 2, p. 225-240, jul./dez., 2013. Disponível em: http://sinop.unemat.br/projetos/revista/index.php/educacao/issue/view/75/showToc. Acesso em: 27 jul. 2021.

ORLANDI, E. P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. 12. ed. Campinas: Pontes editores, 2015.

ORLANDI, E. P. Eu, tu, ele: discurso e real da história. 2. ed. Campinas: Pontes Editores, 2017.

STRENTZKE, I. Inajá, Homem-Natureza, GerAção e Tucum: uma análise da proposta pedagógica de 1987 a 2000. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, UFMT, Cuiabá, 2011.

UNESCO, Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. Declaração Mundial sobre Educação para Todos: plano de ação para satisfazer as necessidades básicas de aprendizagem. Jomtien, 1990. Disponível em: http://www.direitoshumanos.usp.br/index.php/Direito-a-Educa%C3%A7%C3%A3o/declaracao-mundial-sobre-educacao-para-todos.html. Acesso em: 23 jun. 2021.

Published

2022-03-01

How to Cite

BERIULA, R. R. B. .; OLIVEIRA, T. P. de . The marks of historicity: the constitution of Youth and Adult Education in Mato Grosso sate. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 472–493, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-63395. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/63395. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA