DOSSIÊ – "Políticas educacionais de igualdade racial: concepções, reflexões e pluralidades"
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57849Keywords:
Políticas educacionais de igualdade racial, Afrodescendentes, Declaração Universal dos Direitos HumanosAbstract
Vidas negras importam! Em junho de 2020, essa frase foi ecoada em vários países do mundo em manifestações antirracistas. O estopim para tais manifestações foi a morte de George Floyd, um homem negro de 40 anos, que vivia na cidade de Minneapolis, EUA. Foi imobilizado por um policial branco que manteve o joelho sobre seu pescoço, enquanto o homem dizia que não conseguia respirar. O episódio foi filmado e causou indignação. Esse é um dos milhares de exemplos de atitudes racistas que ainda marcam o século XXI. No caso do Brasil, podemos citar, dentre outros, o caso de João Pedro, um menino de 14 anos que foi morto em casa, em São Gonçalo – RJ, durante uma operação policial contra o tráfico de drogas. Esses fatos só confirmam a necessidade de fortalecer a luta por uma sociedade antirracista. É uma questão histórica, marcada por avanços e retrocessos.
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SANTOS, Boaventura de Sousa; CHAUÍ, Marilene. Direitos Humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2013. Doi: https://doi.org/10.33025/rps.v0i20.1476.