DOSSIÊ – "Políticas educacionais de igualdade racial: concepções, reflexões e pluralidades"

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57849

Mots-clés :

Políticas educacionais de igualdade racial, Afrodescendentes, Declaração Universal dos Direitos Humanos

Résumé

Vidas negras importam! Em junho de 2020, essa frase foi ecoada em vários países do mundo em manifestações antirracistas. O estopim para tais manifestações foi a morte de George Floyd, um homem negro de 40 anos, que vivia na cidade de Minneapolis, EUA. Foi imobilizado por um policial branco que manteve o joelho sobre seu pescoço, enquanto o homem dizia que não conseguia respirar. O episódio foi filmado e causou indignação. Esse é um dos milhares de exemplos de atitudes racistas que ainda marcam o século XXI. No caso do Brasil, podemos citar, dentre outros, o caso de João Pedro, um menino de 14 anos que foi morto em casa, em São Gonçalo – RJ, durante uma operação policial contra o tráfico de drogas. Esses fatos só confirmam a necessidade de fortalecer a luta por uma sociedade antirracista. É uma questão histórica, marcada por avanços e retrocessos.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Statistiques

Chargement des statistiques…

Bibliographies de l'auteur-e

Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Pós doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá, doutor em História Cultural pela Universidade de Brasília, Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia com atuação na graduação e pós graduação.

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Mestre e Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia com atuação na graduação e Pós - graduação. Membro da Linha Saberes e Prática Educativas.

Références

PAULA, Benjamin Xavier de. O ensino de história e cultura da África e afro-Brasileira: da experiência e reflexão. In: GUIMARÃES, Selva (Org.). Ensinar e aprender História: formação saberes e práticas educativas. Campinas, SP: Editora Alínea, 2009.

SANTOS, Boaventura de Sousa; CHAUÍ, Marilene. Direitos Humanos, democracia e desenvolvimento. São Paulo: Cortez, 2013. Doi: https://doi.org/10.33025/rps.v0i20.1476.

Téléchargements

Publié-e

2020-10-24

Comment citer

KATRIB, C. M. I. .; SILVA JÚNIOR, A. F. da. DOSSIÊ – "Políticas educacionais de igualdade racial: concepções, reflexões e pluralidades". Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 548–555, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n3a2020-57849. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57849. Acesso em: 21 nov. 2024.

Numéro

Rubrique

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial concepções, reflexões e plur