Joint Action Plan from 2007 to 2010 and from 2011 to 2014, and the actions funding from the Union in the state schools from Rio Grande do Norte
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-57793Keywords:
PAR/RN, Infraestructure, Investment, UnionAbstract
The present study aimed to analyze the investment of resources by the Union as a financial aid to the Joint Action Plan, from 2007 to 2010 and from 2011 to 2015, with regard to the infrastructure of the schools and the pedagogical resources of the state schools from Rio Grande do Norte - RN, according to this system of collaboration. As reference, legal regulations and financial data from the official sites were analyzed. It was considered a receipt of a reasonable amount of resources, as scheduled committed and executed payments, by agreements and terms of commitment. Although, due to the bureaucratic and legal restrictions, in relation to the SEEC/RN and the MEC, there were losses in the progress of the works in schools, six of which were concluded, fourteen are in execution, thirty six are paralysed, two were canceled and two are in the contracting phase.
Downloads
Metrics
References
ABRUCIO, F. L. Cooperação Intermunicipal: experiências de Arranjos de Desenvolvimento da Educação no Brasil. Curitiba: Positivo, 2017.
BRASIL. Constituição: República Federativa do Brasil 1988. Brasília, DF: Senado Federal, 1988.
BRASIL. Decreto Nº 6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação pela União federal, em regime de colaboração com municípios, Distrito Federal e estado, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da educação básica. Brasília: Diário Oficial da União, 25 de abr. 2007.
BRASIL. Lei Nº 12.695, de 25 de julho de 2012. Dispõe sobre o apoio técnico ou financeiro da União no âmbito do Plano de Ações Articuladas; altera a Lei Nº 11.947, de 16 de junho de 2009, para incluir os polos presenciais do sistema Universidade Aberta do Brasil na assistência financeira do Programa Dinheiro Direto na Escola; altera a Lei Nº 11.494, de 20 de junho de 2007, para contemplar com recursos do FUNDEB as instituições comunitárias que atuam na educação do campo; altera a Lei Nº 10.880, de 9 de junho de 2004, para dispor sobre a assistência financeira da União no âmbito do Programa de Apoio aos Sistemas de Ensino para Atendimento à Educação de Jovens e Adultos; altera a Lei Nº 8.405, de 9 de janeiro de 1992; e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Lei/L12695.htm. Acesso em: 4 set. 2020.
BRASIL. Resolução CD/FNDE Nº 47, de 20 de setembro de 2007a. Altera a Resolução/CD/FNDE Nº 29, de 20/6/2007, que estabelece os critérios, os parâmetros e os procedimentos para a operacionalização da assistência financeira suplementar e voluntária a projetos educacionais, no âmbito do Compromisso Todos pela Educação, no exercício de 2007. Disponível em: https://www.fnde.gov.br/index.php/acesso-a-informacao/institucional/legislacao/item/3204-resolu%C3%A7%C3%A3o-cd-fnde-n%C2%BA-47-de-20-de-setembro-de-2007. Acesso em: 4 set. 2020.
BRASIL. Resolução CD/FNDE Nº 23, de 29 de maio de 2008. Aprova o Manual de Assistência Financeira que estabelece as orientações e diretrizes para a operacionalização da assistência financeira suplementar a projetos educacionais, no exercício de 2008. Disponível em: http://ftp.fnde.gov.br/web/resolucoes_2008/res023_29052008.pdf. Acesso em: 4 set. 2020.
CAMINI, L. A política educacional do PDE e do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - RBPAE, v. 26, n. 3, p. 535-550, set./dez. 2010.
COSTA, B. K. Infraestrutura física e Recursos Pedagógicos: uma análise das contribuições do PAR (2011-2014) para a Rede Municipal de Educação de Riachuelo/RN. 2019. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2019.
DAYRELL, J. A escola como espaço sócio-cultural. In: DAYRELL, J. (org.). Múltiplos olhares sobre educação e cultura. Belo Horizonte: Editora da UFMG, 1996. p. 136-161.
DOURADO, L. F. Avaliação do Plano Nacional de Educação 2001-2009: questões estruturais e conjunturais de uma política. Educação e Sociedade, Campinas, v. 31, n. 112, p. 677-705, jul./set. 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/es/a/q8MtGNtnrL8zS3sGpnrYkwf/?lang=pt. Acesso em: 11 maio 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302010000300003.
DOURADO, L. F.; AMARAL, N. C. Financiamento e gestão da educação e o PNE 2011-2020: avaliação e perspectivas. In: DOURADO, L. F. et al. Plano Nacional da Educação (2011-2020): avaliação e perspectivas. 2. ed. Goiânia: Cegraf; Belo Horizonte: Autêntica, 2011. p. 285-315.
FARENZENA, N. A assistência financeira da União às políticas educacionais locais. Revista Retratos da Escola, Brasília, DF, CNTE, v. 6, n. 10, p. 105-117, jan./jun. 2012. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/173. Acesso em: 2 jun. 2019.
FARENZENA, N.; MARCHAND, P. S. Relações intergovernamentais na educação à luz do conceito de regulação. Cadernos de pesquisa, v. 43, n. 150, p. 788-811, set./dez. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/s0100-15742013000300004.
HAGUETTE, A. Da municipalização à ação federativa coordenada. Em aberto, Brasília, DF, INEP/MEC, ano 8, p. 26-30, out./dez. 1989.
MEDEIROS, L. L. Políticas públicas de formação docente face à inserção das TIC no espaço pedagógico. In: COORDENAÇÃO CENTRAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (org.). Educação a Distância: relatos e experiências. Rio de Janeiro: Ed. PUC-Rio, 2007. p. 23-43.
OLIVEIRA, R. P.; SOUZA, S. Z. O federalismo e sua relação com a educação no Brasil. In: OLIVEIRA, R. P.; SANTANA, W. (org.). Educação e federalismo no Brasil: combater as desigualdades, garantir a diversidade. Brasília, DF: Unesco, 2010. p. 13-35. Disponível em: http://unesdoc.unesco.org/images/0018/001873/187336por.pdf. Acesso em: 14 jul. 2018. DOI: https://doi.org/10.5380/jpe.v4i8.21836.
SÁTYRO, N.; SOARES, S. A infraestrutura das escolas brasileiras de ensino fundamental: um estudo com base nos censos escolares de 1997 a 2005. Brasília: IPEA, 2007.
SENA, P. Planejamento educacional e federalismo no Brasil: negociação federativa e execução de políticas educacionais. In: FERREIRA, E. B.; FONSECA, M. Política e planejamento educacional no Brasil do século XXI. Brasília, DF: Líber Livro, 2013. p. 22-46.
SOUZA, C. Federalismo: teorias e conceitos revisitados. BIB, São Paulo, n. 65, p. 27-48, 1º sem. 2008.