Editorial

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54791

Keywords:

Políticas públicas, Saúde Pública, Desafios, Escolarização

Abstract

Para a mitigação da pandemia ensejada pela Covid-19 tornou-se premente o isolamento social, ocasionando o fechamento das instituições de ensino e, consequentemente, a contenção de crianças de jovens em seus domicílios. E, dentre as principais estratégias no país, tivemos a implementação de projetos relacionados à Educação a Distância (EaD), com a produção de paradoxos para a compreensão e utilização da modalidade de ensino a distância, pois, se por um lado, ela tem sido amplamente requisitada como alternativa diante das restrições das atividades educacionais presenciais, por outro, muitas deturpações têm ocorrido, em relação às condições materiais e o conhecimento necessário para a qualidade do seu desenvolvimento. De tal modo, as potencialidades das construções conceituais e práticas edificadas nas últimas décadas, não sem disputa, tem sofrido deturpações que, não raro, reduzem o tema ao mero aparato técnico de meios digitais, gerando novas incongruências. É nesse cenário que a Revista Educação e Políticas em Debates se propõe a contribuir com o fomento das reflexões, disponibilizando textos de qualidade acadêmica submetidos ao Dossiê “Políticas de Educação a Distância: desafios atuais”.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Maria Vieira Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Presidente da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas com estágio de pós-doutorado realizado no Centre de Recherches Sociologiques e Politiques de Paris – Université Paris VIII. Professora Titular de Políticas e Gestão da Faculdade de Educação da Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas Educação e Cidadania – UFU. Diretora de Formação e Desenvolvimento da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE. Membro do Grupo de Trabalho Estado e Políticas Educacionais da ANPED e membro do Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES. E-mail: mvieiraufu@ufu.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/0726794592785841; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4510-0844.

Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Presidente adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia, com estágio doutoral CAPES realizado na Universidade do Minho, sob a supervisão do Prof. Almerindo Janela. Professora Adjunta de Políticas e Gestão da Educação do Instituto de Ciências Humanas do Pontal da Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora adjunta do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas Educação e Cidadania – UFU. Membro da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE e do Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES. E-mail: leonice@ufu.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/9049041703208746; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4510-0844.

Vilma Aparecida de Souza, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Editora adjunta a Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela UFU da UFU. Membro do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas Educação e Cidadania – UFU. E-mail: vilmasouza@ufu.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/1776641740982053; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-9420-0908.

References

ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO. et al. Posicionamento sobre o Parecer do CNE que trata da Reorganização dos Calendários Escolares e a realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de Pandemia da COVID-19. 2020. Disponível em: http://www.anped.org.br/sites/default/files/images/doc-entidades-nacionais-cne-23abril20.pdf. Acesso em: 05 de maio de 2020.

BRASIL. Medida Provisória nº 934, de 1º de abril de 2020. Estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior decorrentes das medidas para enfrentamento da situação de emergência de saúde pública de que trata a Lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020. Diário Oficial da União: 01/04/2020, Edição: 63-A, Seção: 1, Extra, Página: 1, Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Decreto Legislativo Nº 6, DE 2020. Reconhece, para os fins do art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a ocorrência do estado de calamidade pública, nos termos da solicitação do Presidente da República encaminhada por meio da Mensagem nº 93, de 18 de março de 2020. Diário Oficial da União: DE 20/03/2020, P. 1 - Edição Extra - C, Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus - COVID-19. Diário Oficial da União: 18/03/2020, Edição: 53, Seção: 1, Página: 39, Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 376, de 3 de abril de 2020. Dispõe sobre as aulas nos cursos de educação profissional técnica de nível médio, enquanto durar a situação de pandemia do novo coronavírus - Covid-19. Diário Oficial da União: 06/04/2020, Brasília, DF, 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Proposta de parecer sobre reorganização dos calendários escolares e realização de atividades pedagógicas não presenciais durante o período de pandemia da Covid-19. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=144511-texto-referencia-reorganizacao-dos-calendarios-escolares-pandemia-da-covid-19&category_slug=marco-2020-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 06/05/2020.

SILVA, Maria Vieira.; RICHTER, Leonice Matilde. A adoção da nova gestão pública nas agendas governamentais em diferentes países: influências nas reformas educacionais e no ensino médio mineiro. Revista on line de Política e Gestão Educacional, Araraquara, v. 22, n. esp. 3, p. 1276-1296, dez., 2018 ISSN: 1519-9029. DOI: https://doi.org/10.22633/rpge.v22iesp3.12012.

Published

2020-05-15

How to Cite

SILVA, M. V.; RICHTER, L. M. .; SOUZA, V. A. de . Editorial. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 5–9, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n1a2020-54791. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54791. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Editorial