Public Policies for Early Childhood Education and the right to education: advances and gaps at the municipal level

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n1a2018-13

Keywords:

Public Education Policies, Municipal Decennial Education Plan, Early Childhood Education

Abstract

This paper analyzes the advances and gaps in the implementation of public policies for Early Childhood Education, based on legal provisions at the national level and on the materialization of goal 1 of the Municipal Decennial Education Plan of Ituiutaba, Minas Gerais, Brazil (Law 4368/2015). This goal provides for the universalization of Early Childhood Education in pre-school for children from four to five years old and the expansion of offering Early Childhood Education in nursery schools, in order to attend at least 50% of children up to three years old until the end of the term, in 2025. The quantitative data of the institutions of Early Childhood Education of the municipality mentioned above, the National Household Sample Survey database, the demographic census and the basic education censuses constitute the analyses objects. The work shows the need for civil society to evaluate such documents, since the official indications regarding the implementation of goals present discrepancies and actions that conceal strategies to announce the compliance of the target.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Doutora em Educação pela UFU. Professora da Universidade Federal de Uberlândia, atuando no Instituto de Ciências Humanas do Pontal.

Maria Vieira Silva, Universidade Federal de Uberlândia - UFU - Minas Gerais - Brasil

Doutora em Educação pela UNICAMP. Professora da Universidade Federal de Uberlândia, atuando no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) no âmbito da Linha de Pesquisa Estado, Políticas e Gestão em Educação.

References

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília-DF: Senado Federal, 1988.

BRASIL. Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 27 de Nov. de 1990. BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 de Dez. de 1996a.

BRASIL. Constituição (1988). Emenda Constitucional n. 14,de 12 de setembro de 1996. Modifica os arts. 34, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da União, Brasília, DF,12 de Set. 1996b.

BRASIL. Lei n. 9.424 de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60, § 7º, do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 24 de Dez. 1996c.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Resolução nº 5/2009 da CNE/CEB, de 17 de dezembro de 2009. Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEB, 2010.

BRASIL. Constituição (1988). Emenda Constitucional n.64, de 4 de fevereiro de 2010. Altera o art. 6º da Constituição Federal, para introduzir a alimentação como direito social. Diário Oficial da União, Brasília,DF, 4 de Fev. 2010.

BRASIL. Constituição (1988). Emenda Constitucional n. 53 de 19 de dezembro de 2006. Dá nova redação aos arts. 7º, 23, 30, 206, 208, 211 e 212 da Constituição Federal e ao art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 de Set. 2006.

BRASIL. Decreto n.6.094, de 24 de abril de 2007. Dispõe sobre a implementação do Plano de Metas Compromisso Todos pela Educação, pela União Federal, em regime de colaboração com municípios, Distrito Federal e estados, e a participação das famílias e da comunidade, mediante programas e ações de assistência técnica e financeira, visando a mobilização social pela melhoria da qualidade da Educação Básica. Diário Oficial da União, Brasília,DF,25 de Abr. de 2007a.

BRASIL. Resolução n. 6,de 24 de abril de 2007. Estabelece as orientações e diretrizes para execução e assistência financeira suplementar ao Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil - Proinfância. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2007b.

BRASIL. Constituição (1988). Emenda Constitucional n. 59, de 11 de novembro de 2009. [...] dá nova redação aos incisos I e VII do art. 208, de forma a prever a obrigatoriedade do ensino de quatro a dezessete anos e ampliar a abrangência dos programas suplementares para todas as etapas da Educação Básica, e dá nova redação ao § 4º do art. 211 e ao § 3º do art. 212 e ao caput do art. 214, com a inserção neste dispositivo de inciso VI. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 11 de nov. 2009a.

BRASIL. Portaria Ministério da Educação n.º 1.407 de 14 de dezembro de 2010. Institui o Fórum Nacional de Educação - FNE. Disponível em: http://fne.mec.gov.br/9-uncategorised/926-portaria-1-407. Acesso em: 07 abr. 2018.

BRASIL. Lei n. 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília: MEC, 2014.

BRASIL. Constituição (1988). Emenda Constitucional n.95, de 2016. Altera o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o Novo Regime Fiscal, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 15 de dez. de 2016.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Portaria 577 de 27 de abril de 2017. Diário Oficial da União. Brasília: MEC, 2017a. Disponível em: http://www.abmes.org.br/arquivos/legislacoes/Port-MEC-577-2017-04-27.pdf. Acesso em: 02 abr. 2018.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2017, 2017b. Disponível em: www.inep.gov.br. Acesso em: 02 abr. 2018.

BRASIL. Sistema IBGE de Recuperação Automática – SIDRA. Diretoria de Pesquisas, Coordenação de População e Indicadores Sociais, Estimativas da população residente com data de referência 1º de julho de 2017c. Disponível em: https://sidra.ibge.gov.br/tabela/6579. Acesso em: 02 abr. 2018.

BRASIL. LEI Nº 13.587, DE 2 DE JANEIRO DE 2018. Estima a receita e fixa a despesa da União para o exercício financeiro de 2018. Diário Oficial da União, Brasília-DF, 3 de Jan. de 2018a.

BRASIL. Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Censo Escolar 2017-Notas Estatísticas.Brasília-DF 31 jan. de 2018b.

CAMPOS, Maria Malta. Entre as Políticas de Qualidade e a Qualidade das Práticas. Cadernos de Pesquisa v.43 n.148 p.22-43 jan./abr. 2013.

COSTA, Áurea de Carvalho.O regime de colaboração entre União, estados e municípios no financiamento da educação no Brasil. RBPAE, v.26, n.1, p.105-121, jan./abr. 2010.

DOURADO, Luiz Fernandes (Org.). Plano Nacional de Educação (2011-2020). Goiânia: Editora da UFG; Autêntica, 2011.

FARIA, Ana Lucia. Educação pré-escolar e cultura. São Paulo: Cortez, 1999.

ITUIUTABA. Plano Decenal Municipal de Educação. Lei n. 4.368, de 17 de julho de 2015 Aprova o Plano Decenal Municipal de Educação – PDME de Ituiutaba-MG e dá outras providências. Prefeitura de Ituiutaba/MG, 2015.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e materiais pedagógicos nas escolas infantis. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.27, n.2, p. 229-245, jul./dez. 2001.

LUCE, Maria Beatriz; FARENZENA, Nalú. O regime de colaboração intergovernamental. In: GRACIANO, Mariângela (Coord.). Em questão: o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). São Paulo: Ação Educativa, 2007, p.9-13.v.4.

EDITORIAL REVISTA EDUCAÇÃO & SOCIEDADE. MEC e entidades da sociedade civil: o fórum nacional de educação. Educação & Sociedade, v. 38, n. 139, p.271-284, abr.-jun.2017. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/es/v38n139/1678-4626-es-38-139-00271.pdf. Acesso em: 21 de Jan. de 2018.

MINAS GERAIS. Plano Decenal De Educação do Estado de Minas Gerais. Lei n. Lei nº 19481, de 12 de janeiro de 2011. Institui o Plano Decenal de Educação do Estado de MG. Belo Horizonte/MG, 2011. Disponível em: https://www.almg.gov.br/consulte/legislacao/completa/completa.html?tipo=LEI&num=19481&ano=2011. Acesso em: 10 Jan. 2018.

SAVIANI, Dermeval. Desafios da construção de um sistema nacional articulado de educação. Trab. educ. saúde. 2008, vol.6, n.2, p.213-232.

SAVIANI, Demerval. Democracia, educação e emancipação humana: desafios do atual momento brasileiro. Psicol. Esc. Educ. vol.21 no.3 Maringá, Sept./Dec.2017.

Published

2018-04-30

How to Cite

RICHTER, L. M.; SILVA, M. V. Public Policies for Early Childhood Education and the right to education: advances and gaps at the municipal level. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 1, p. 173–189, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n1a2018-13. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47054. Acesso em: 22 nov. 2024.

Issue

Section

Papers