Políticas públicas de Educação Infantil e a luta histórica por acesso e qualidade

Apresentação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-80523

Palavras-chave:

Políticas Públicas, Educação Infantil, Acesso

Resumo

A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, tem sua história tecida por um movimento dialético de lutas, marcado por avanços, retrocessos e contradições, visto que a elaboração e a implementação de políticas públicas constituem um campo tensionado por forças políticas, econômicas e ideológicas. Nesse sentido, estudos e pesquisas que colocam em relevo a etapa da Educação Infantil colaboram para a efetivação desse direito das crianças, garantido desde a Constituição Federal de 1988. O Dossiê “Políticas Públicas de Educação Infantil e a Luta Histórica por Acesso e Qualidade” mobilizou estudiosos das cinco grandes regiões do Brasil e tem como objetivo ampliar esse debate, promovendo a socialização e a divulgação de manuscritos que analisam as iniciativas estatais, abordando os avanços, retrocessos, intenções e disputas em torno do acesso e da qualidade na Educação Infantil.

   

Biografia do Autor

  • Menissa Cícera Fernandes de Oliveira Bessa, Universidade Federal do Tocantins - Brasil

    Doutora em Educação. Professora do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins, Palmas, Tocantins, Brasil. 

  • Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

    Editora responsável da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela UFU. Professora associada no Núcleo de Políticas e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil. 

  • Jocicleia Souza Printes, Universidade do Estado do Amazonas - Brasil

    Doutora em Educação. Universidade do Estado do Amazonas. Tabatinga, Amazonas (AM), Brasil. 

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Publicado

2025-11-23

Edição

Seção

DOSSIÊ: “POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL E A LUTA HISTÓRICA POR ACESSO E QUALIDADE”

Como Citar

BESSA, Menissa Cícera Fernandes de Oliveira; RICHTER, Leonice Matilde; PRINTES, Jocicleia Souza. Políticas públicas de Educação Infantil e a luta histórica por acesso e qualidade: Apresentação. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–13, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n3a2025-80523. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/80523. Acesso em: 6 dez. 2025.