The National Education Plan (PNE, 2014-2024) and curriculum and teacher training policies for Basic Education in Brazil

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-76910

Keywords:

National Education Plan, Curriculum, Teacher training, Basic Education

Abstract

O primeiro Plano Nacional de Educação (PNE) abarcava o período 2001-2014. Passada a década prevista, foi sancionado um novo PNE com validade para o decênio 2014-2024, prorrogado para 2025. Desde a década de 1990, o currículo e a formação de professores têm sido afirmados nas normativas legais com desenho marcado por listagens de objetivos de aprendizagem (habilidades e competências), bastante delimitados dentro de cada área de conhecimento sem eixos claros de busca por integração. Com a promulgação, em 2017, da BNCC e da Base Nacional Curricular – BCN Formação Inicial de Professores da Educação Básica (2019) e BNC Formação Continuada (2020) – tem-se, no Brasil, uma concepção de currículo e formação de professores verticalmente orientada e em consonância com diretrizes das políticas internacionais, para produzir determinados tipos de subjetividades docentes que sejam úteis para a manutenção da lógica neoliberal que põe o problema da sociedade na melhoria do “capital humano” (Foucault, 2008).

Author Biography

  • Janete Magalhães Carvalho, Universidade Federal do Espírito Santo - Brasil

    Doutora em Educação. Professora do PPGE-UFES. Vitória, ES, Brasil. 

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Published

2025-07-06

Issue

Section

DOSSIÊ: "AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E NA EUROPA NO SÉCULO 21: INFLUÊNCIAS E PERSPECTIVAS"

How to Cite

CARVALHO, Janete Magalhães. The National Education Plan (PNE, 2014-2024) and curriculum and teacher training policies for Basic Education in Brazil. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–16, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n2a2025-76910. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/76910. Acesso em: 17 dec. 2025.