Polifonia e a ressignificação do papel docente: diálogo transatlântico entre educadores do Brasil e Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-77626

Palavras-chave:

Ressignificação do papel docente, Polifonia, Direito de voz, Formação de professores, Crianças

Resumo

Este estudo aborda a ressignificação do papel docente ao analisar a atuação de três professoras do Ensino Fundamental no Paraná, sul do Brasil, e duas educadoras do Primeiro Ciclo em Braga, no norte de Portugal. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, empregando questionários e entrevistas semiestruturadas dentro de um estudo de casos múltiplos. O objetivo é examinar como as educadoras concebem os espaços de diálogo com as crianças em sala de aula, à luz dos conceitos de polifonia e do direito de voz. Os resultados revelam que, apesar das diferenças contextuais institucionais, as educadoras enfrentam desafios semelhantes na promoção de práticas pedagógicas que garantam a visibilidade das ideias e perspectivas das crianças. Conclui-se que a adoção de uma abordagem polifônica e a valorização das vozes infantis têm o potencial de transformar significativamente as práticas escolares, promovendo maior engajamento e criticidade entre as crianças, assim como um equilíbrio ético e democrático mais harmonioso entre vozes adultas e infantis.

Biografia do Autor

  • Dhemy de Brito, Universidade do Minho - Portugal

    Doutor. Universidade do Minho (UM), Braga, Portugal.

Referências

Andrade, J. G. Língua portuguesa global: Comunicar no panorama mediático luso-brasileiro. Braga: UMinho Editora, 2021.

Bourdieu, P. O poder simbólico. Trad. Fernando Tomaz. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.

Bourdieu, P. Escritos de educação. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

Brito, D. Sociologia da Infância e o direito de voz das crianças: reflexões sobre o conceito de polifonia. Sociedad e Infancias, 8(2), pp. 263-273, 2024. Disponível em: https://dx.doi.org/975581

Corsaro, W. A. A reprodução interpretativa no brincar ao faz-de-conta das crianças. Educação, Sociedade e Culturas, nº 117, 2001, pp. 113-134.

Corsaro, W. A. Sociologia da Infância. Porto Alegre: Artmed, 2011.

Cunha, S. M. Crianças e música: educação musical e estudos da infância em diálogo. childhood & philosophy, rio de janeiro, v. 27, mai., pp. 01–20, 2020.

Ferreira, M. Editorial. In: Revista Educação, Sociedade & Culturas, 2002a.

Ferreira, M. A gente aqui o que gosta mais é de brincar com os outros meninos! –as crianças como actores sociais e a (re)organização social do grupo de pares no quotidiano de um jardim de infância. Dissertação de Doutoramento em Ciências da Educação - Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação, Universidade do Porto, Portugal, 2002b.

Flick, U. Métodos qualitativos na investigação científica. Lisboa. Monitor, 2005.

Geertz, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 2009 [1973].

Giddens, A. A constituição da sociedade. Tradução de Álvaro Cabral (2.ª ed.). Martins Fontes, São Paulo, 2003 [1989].

Girardello, G. Crianças inventando mundos e a si mesmas: ideias para pensar a autoria narrativa infantil. Childhood & philosophy, Rio de Janeiro, v. 14, n. 29, pp. 71-92, jan.-abr, 2018.

Hermann, N. Ética, estética e alteridade. In: Trevisan, A.; Tomazetti, E. (Orgs.). Cultura e alteridade: confluências. Ijuí, Rio Grande do Sul, 2006.

Honneth, A. Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais. São Paulo: Ed. 34, 2009.

James, A. Giving voice to children’s voices: practices and problems, pitfalls and potentials. American Anthropologist, v. 109, n. 2, p. 261-272, 2007.

Malaguzzi, L. The Right to an environment. In Municipality of Reggio Emilia, Infant Toddler Centers and Preschools – The Hundred Languages of Children. The Reggio Emilia: ATA. Corregio (Re) Stampa, 1993.

Marchi, R. C. O “ofício do aluno” e o “ofício de criança”: articulações entre a sociologia da educação e a sociologia da infância. Revista Portuguesa de Educação, 23(1), 183-202, 2010.

Mayall, B. Towards a sociology for childhood: thinking from children’s lives. Maidenhead: Open University Press, 2002.

Montandon, C. Sociologia da Infância: balanço dos trabalhos em Língua Inglesa. In: Cadernos de Pesquisa, n.112, março, p. 33-60, 2001.

Pechtelidis, Y. A Criança como Ator Social / The Child as a Social Actor. In: Tomás, C.; Trevisan, G.; Carvalho, M. J. L.; Fernandes, N. (eds.) Conceitos-chave em Sociologia da Infância: perspectivas globais. Braga: Uminho Editora, p. 51-58, 2021.

Prado, R. L. C. A participação de crianças em pesquisas brasileiras das ciências sociais e humanas. Tese (Doutorado – Programa de Pós-Graduação em Psicologia). 293 f - Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014.

Rosemberg, F.; Mariano, C. S. A Convenção Internacional sobre os Direitos da Criança: debates e tensões. Cadernos de Pesquisa, v. 40, n. 141, p. 693-728, dez, 2010.

Sarmento, M. J. Imaginário e culturas da infância. Cadernos de Educação, v. 12, n. 21, p. 51-69, 2003.

Sarmento, M. J. As culturas da infância nas encruzilhadas da segunda modernidade. In: Sarmento, M. J.; Cerisara, A. B. Crianças e miúdos: perspectivas sociopedagógicas da infância e educação. Porto: Asa, p. 9-34, 2004.

Sarmento, M. J. Sociologia da Infância: correntes e confluências. In: Sarmento, M. J.; Gouvea, M. C. S. Estudos da Infância: educação e práticas sociais. Petrópolis, RJ: Vozes, p. 17-39, 2008.

Sarmento, M. J. Culturas Infantis / Children’s Culture. In: Tomás, C.; Trevisan, G.; Carvalho, M. J. L.; Fernandes, N. (eds.) Conceitos-chave em Sociologia da Infância: perspectivas globais. Braga: Uminho Editora, p. 179-186, 2021.

Savoie-Zajc, L. A entrevista semi-dirigida. In B.Gauthier, (Dir.) Investigação social: da problemática à colheita de dados (3ª ed.), (pp.15-32). Loures: Lusociência, 2003.

Sirota, R. Emergência de uma Sociologia da Infância: evolução do objeto e do olhar. Cadernos de Pesquisa. n.112, março, 2001.

Yin, K. R. Estudo de Caso: Planejamento e Métodos. (4ªed.). Porto Alegre: Bookman, 2010.

Publicado

2025-03-30

Edição

Seção

DOSSIÊ: "AS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL E NA EUROPA NO SÉCULO 21: INFLUÊNCIAS E PERSPECTIVAS"

Como Citar

BRITO, Dhemy de. Polifonia e a ressignificação do papel docente: diálogo transatlântico entre educadores do Brasil e Portugal . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–23, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n2a2025-77626. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/77626. Acesso em: 12 jul. 2025.