As políticas de formação de professores no Brasil e na Europa: desafios e possibilidades
Entrevista: José Matias Alves
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-77619Palavras-chave:
Formação inicial de Professores, Brasil e Europa, Neoliberalismo, PolíticasResumo
Esta entrevista com José Matias Alves, Professor da Universidade Católica Portuguesa (UCP), foi realizada pelos professores Fernando Ilídio Ferreira e Maria Célia Borges no dia 06 de janeiro de 2025, mediante convite e agendamento prévios. Gostaríamos de registar aqui o nosso agradecimento pela sua pronta resposta ao nosso convite, assim como pela disponibilidade e amabilidade que nos transmitiu em todo o processo. A entrevista foi precedida de uma explicitação sobre a finalidade da mesma, nomeadamente, quanto à sua publicação no dossiê temático que agora é dado a lume. Foram igualmente fornecidos oito tópicos ao professor Matias Alves, umas horas antes da entrevista, em torno dos quais se desenvolveu uma boa e profícua conversa entre os três intervenientes, estimulada pelo pensamento original, crítico e reflexivo do entrevistado, que não deixou de entremear o seu discurso com proposições para a transformação de políticas, modelos e práticas de formação de professores. A entrevista decorreu via Zoom, teve a duração de cerca de 60 minutos, foi gravada com a autorização do entrevistado, tendo sido posteriormente transcrita e devolvida ao entrevistado para revisão antes da sua publicação.
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