Practices of the Itinerant Specialized Educational Service of the Municipal Education Network of São Paulo

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v15n1a2026-77273

Keywords:

Inclusive Education, Itinerant Specialized Educational Service, Special Education and Pedagogical Support

Abstract

A Rede Municipal de Ensino de São Paulo (RME/SP) implementou, em 2016, o Atendimento Educacional Especializado (AEE) em três modelos: Colaborativo, Itinerante e Contraturno. Dada a ausência de uma normatização nacional específica para o AEE Itinerante, tornou-se relevante caracterizar o perfil dos Professores de Apoio e Acompanhamento à Inclusão (PAAIs) e descrever sua atuação nesse serviço. Participaram dessa pesquisa 37 PAAIs, que responderam um questionário com questões abertas e fechadas. Os resultados indicam que esses profissionais desempenham um papel que transcende o suporte pedagógico ao estudante público da educação especial, atuando como mediadores e agentes de transformação para a construção de uma cultura inclusiva. Sua atuação envolve colaboração com gestores, docentes e demais profissionais da escola, evidenciando que a inclusão escolar é uma responsabilidade coletiva. Além da dimensão pedagógica, o trabalho das PAAIs abrange aspectos culturais e valores que estruturam as relações intraescolares e interação da escola com a comunidade. O AEE Itinerante favoreceu a articulação entre a escola e os serviços de apoio, consolidando a perspectiva de uma educação para todos, baseada no respeito às singularidades dos estudantes Observou-se que ações formativas conduzidas pelos PAAIs possuem potencial transformador no contexto escolar, entretanto, a ampliação do tempo de permanência dos PAAIs nas unidades escolares seria necessária para fortalecer a colaboração com docentes da sala comum e garantir maior constância no suporte direto ao estudante. Espera-se que os resultados desta pesquisa contribuam para o aprimoramento das práticas inclusivas, promovendo a equidade e a participação de todos os estudantes no processo educacional.

Author Biographies

  • Tatiane Sanches Silva Muradas, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

    Doutoranda em Educação Especial - UFSCAR. São Carlos, SP, Brasil. 

  • Carla Ariela Vilaronga, Universidade Federal de São Carlos

    Professora EBTT do IFSP e Professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Educação Especial da UFSCar. Doutora em Educação Especial pela UFSCar, Mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e Pedagoga pela Unesp. Membro do Grupo de Pesquisa Formação de Recursos Humanos em Educação Especial – GP-FOREESP, da UFSCar – e líder do Grupo de Pesquisa Inclusão Escolar na Rede de Educação Profissional Tecnológica, do IFSP.

References

ARANHA, M. S. F. (2001) Inclusão social e municipalização. In: MANZINI, E. J. (Org.). Educação Especial: temas atuais. Marília: Ed. da UNESP, 2001. p.01-11.

ARANHA, M. S. F. Proposta pedagógica para a educação especial. Araraquara: Secretaria de Educação e Cultura, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC/SECADI, 2001.

BERALDO, P. B. As percepções dos professores de escola pública sobre a inserção do aluno tido como deficiente mental em classes regulares do ensino. 142f. Dissertação (Mestrado em Educação Especial) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 1999.

CAPELLINI, V. L. M. F. Avaliação das possibilidades do ensino colaborativo no processo de inclusão escolar do aluno com deficiência mental. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2004.

CASTRO, M. A. B. C. Inclusão Escolar: das intenções à prática: um estudo sobre a implantação da Proposta de Ensino Especial da Rede Municipal de Natal/RN. 1997. 180f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1997.

DUARTE, M. Síndrome de Down: um estudo sobre inclusão escolar na rede pública do ensino fundamental na cidade de Araraquara. 2003. 179f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2003.

GARCIA, C. A. A. Um estudo das práticas no processo de inclusão da criança portadora de dismetria cerebral ontogenética. 2002. 134f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2002.

GUIMARÃES A. A inclusão que funciona. Revista Nova Escola, São Paulo, n165, 2003.

LÚCIO, S. C. Análise e perspectivas do ensino itinerante como um serviço de apoio pedagógico especializado. 2004. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, 2004.

MAZZOTTA, M. J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

MAZZOTTA, M. J. S. Experiências educacionais inclusivas: Programa Educação Inclusiva: direito à diversidade. Organizadora, Berenice Weissheimer Roth- Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial, 2006. p. 191.

MAZZOTTA, M. J. S. História da Educação Especial no Brasil. In: Temas em Educação Especial, São Paulo, Universidade Federal de São Carlos, vol. 1, 1990 p. 106-107.

MENDES, E. G. Perspectivas para a construção da escola inclusiva no Brasil. In: PALHARES, M. S.; MARINS, S. (Org.). Escola inclusiva. São Carlos: Ed. da UFSCAR, 2002. p.61-85.

MENDES, E. G. Deficiência Mental: a construção científica de um conceito e a realidade educacional. 1995. 387f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Instituto de Psicologia – Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Ribeirão Preto, 1995.

MITTLER, P.; Educação inclusiva: contextos sociais / trad. Windyz Brazão Ferreira. - Porto Alegre: Artmed, 2003

MITTLER, P.; Trabalhando para uma educação inclusiva: contextos sociais. Londres: David Fulton Publishers,2000.

MOREIRA, M. H. B. Uma análise do serviço de ensino itinerante de apoio pedagógico a inclusão escolar na rede municipal de Araraquara. 2006. 208f. Dissertação (Mestrado em Educação Escolar) – Faculdade de Ciências e Letras, Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2006.

SÃO PAULO. Secretaria Municipal de Educação. Política Paulistana de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Portaria nº 8.764, de 23 de dezembro de 2016.

Published

2025-12-31

Issue

Section

CONTINUOUS DEMAND

How to Cite

MURADAS, Tatiane Sanches Silva; VILARONGA, Carla Ariela. Practices of the Itinerant Specialized Educational Service of the Municipal Education Network of São Paulo. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–19, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v15n1a2026-77273. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/77273. Acesso em: 5 jan. 2026.