Implementação e Resultados do Projeto Piloto de Permanência Estudantil Indígena e Quilombola na UFT: um Relato de Experiência
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n1a2025-76523Palavras-chave:
Assistência Estudantil, Permanência no Ensino Superior, Povos Indígenas, Comunidades Quilombolas, Políticas PúblicasResumo
: No ano de 2023, o câmpus de Porto Nacional da Universidade Federal do Tocantins (UFT), de forma pioneira, idealizou e executou um projeto piloto de acolhimento e permanência de estudantes indígenas e quilombolas na universidade. A ação teve por objetivo realizar ações de acolhimento, integração, permanência e integralização, a partir de programas instituídos pela UFT, como os elencados nas Resoluções Consuni nº 26/2017 e nº 48/2021, que visam atender aos estudantes público-alvo do projeto de forma equitativa. As ações foram desenvolvidas pela Direção do Câmpus e suas subunidades, como a Coordenação Acadêmica (Cordac), a Divisão de Estágio e Assistência Estudantil (Diest), Setor de Transporte (Setran), Programa de Educação Tutorial (PET Indígena) e ainda, as Pró-Reitorias de Assistência Estudantil (Proest), Extensão, Cultura e Assuntos Comunitários (Proex) e Graduação (Prograd). Além de parcerias externas, como lideranças indígenas e quilombolas, da Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Porto Nacional; da Fundação Municipal da Juventude de Porto Nacional; e da Coordenação Local da Fundação Nacional do Índio (Funai) de Tocantínia. Neste artigo, apresentamos um relato de experiência, por meio da análise dos indicadores propostos de algumas das ações, dentre as sete dimensões de sua atuação: acolhimento, moradia, alimentação, transporte, inclusão social, apoio psicossocial e apoio pedagógico. O Projeto Piloto obteve sucesso nas ações iniciais, como orientação, moradia e alimentação. Para futuras edições, visa ampliar o acolhimento, melhorar o fluxo de informações e recursos, e aumentar o envolvimento da comunidade acadêmica do câmpus para garantir continuidade e sucesso.
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