O novo ensino médio e a flexibilização curricular: os contornos dos itinerários formativos no estado de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-76353Palavras-chave:
Novo Ensino Médio, Neoliberalismo, Educação Escolar, Currículo, Reforma da Educação BrasileiraResumo
O presente estudo analisou o novo ensino médio e a flexibilização curricular, em especial, os contornos assumidos pelos Itinerários Formativos na rede estadual de ensino no estado de São Paulo, tendo em vista, um contexto de reconfiguração do Estado brasileiro sob os imperativos do capitalismo global. Para tal intento, além da revisão de literatura sobre a temática em questão, foi realizada uma análise documental sobre a organização do ensino médio na rede estadual paulista. Conclui-se que, o novo ensino médio e a flexibilização curricular, adaptaram a educação escolar paulista às demandas do mercado, e os itinerários formativos, com a suposta liberdade de escolha pelos estudantes, promoveu o esvaziamento do currículo da educação pública privilegiando as classes mais abastadas.
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