Reforma do Ensino Médio e a Docência em Filosofia em escola pública no sul baiano: condições de trabalho e saúde do(a) professor(a)
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-75583Palavras-chave:
Condições de trabalho, Saúde, Desenvolvimento profissionalResumo
Este artigo tem como objetivo analisar as condições de trabalho dos/as professores/as de Filosofia de uma escola pública de Ensino Médio no interior baiano e os desdobramentos dessas condições para a saúde docente e o desenvolvimento profissional. Para isso adotamos uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Contamos com a participação de dois professores da disciplina de Filosofia. Os dados revelam que os(as) docentes estão inseridos em um ambiente de trabalho marcado por intenso desgaste físico e emocional, decorrente da sobrecarga de tarefas, da falta de condições adequadas e da pressão para atender às novas exigências curriculares do Ensino Médio. Esse cenário contribui para o adoecimento, aumento do estresse, irritabilidade e um sentimento constante de frustração. Além disso, a remuneração insuficiente leva muitos professores a buscar múltiplos empregos para garantir sua subsistência, o que afeta diretamente sua qualidade de vida e o ensino.
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