Reforma do Ensino Médio e a Docência em Filosofia em escola pública no sul baiano: condições de trabalho e saúde do(a) professor(a)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n3a2025-75583

Palavras-chave:

Condições de trabalho, Saúde, Desenvolvimento profissional

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as condições de trabalho dos/as professores/as de Filosofia de uma escola pública de Ensino Médio no interior baiano e os desdobramentos dessas condições para a saúde docente e o desenvolvimento profissional. Para isso adotamos uma pesquisa com abordagem qualitativa, do tipo descritiva e exploratória. Contamos com a participação de dois professores da disciplina de Filosofia. Os dados revelam que os(as) docentes estão inseridos em um ambiente de trabalho marcado por intenso desgaste físico e emocional, decorrente da sobrecarga de tarefas, da falta de condições adequadas e da pressão para atender às novas exigências curriculares do Ensino Médio. Esse cenário contribui para o adoecimento, aumento do estresse, irritabilidade e um sentimento constante de frustração. Além disso, a remuneração insuficiente leva muitos professores a buscar múltiplos empregos para garantir sua subsistência, o que afeta diretamente sua qualidade de vida e o ensino.

Biografia do Autor

  • Lilian Moreira Cruz, Universidade Estadual de Santa Cruz - Brasil

    Doutora em Educação. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, (BA) Brasil. 

  • Laiane Santos Santana, Universidade Estadual de Santa Cruz - Brasil

    Mestranda em Educação. Universidade Estadual de Santa Cruz, Ilhéus, Bahia, (BA) Brasil. 

  • Andréia Cristina Freitas Barreto, Universidade Estadual de Santa Cruz - Brasil

     Doutora em Educação. Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Ilhéus, Bahia, (BA) Brasil.

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Publicado

2025-11-14

Edição

Seção

DEMANDA CONTÍNUA

Como Citar

CRUZ, Lilian Moreira; SANTANA, Laiane Santos; BARRETO, Andréia Cristina Freitas. Reforma do Ensino Médio e a Docência em Filosofia em escola pública no sul baiano: condições de trabalho e saúde do(a) professor(a). Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–19, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n3a2025-75583. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/75583. Acesso em: 5 dez. 2025.