Avaliações externas como tática da governamentalidade: o caso da Prova Brasil
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-75250Palavras-chave:
Governamentalidade, Avaliações Externas, Prova Brasil, Qualidade da EducaçãoResumo
O objetivo desse estudo é compreender os impactos produzidos pela Prova Brasil em uma escola pública do município de São Miguel dos Campos, no estado de Alagoas, com o maior IDEB municipal, observando as táticas da governamentalidade que são mobilizadas para a cooptação dos sujeitos em busca por bom desempenho e resultados satisfatórios. A metodologia adotada segue a abordagem qualitativa, com foco no estudo de caso e pesquisa bibliográfica, utilizando as técnicas de observação e entrevista semiestruturada com um membro da gestão escolar e uma professora de reforço dos 5º anos A e B, turmas participantes da avaliação oficial. Contudo, concluímos que a Prova Brasil é uma tática da governamentalidade neoliberal que produz saberes e discursos que assujeitaram a comunidade educativa para o alcance de indicadores educacionais e performances exitosas, que tem se apresentado como qualidade da educação, baseada em estatísticas de desempenhos, competitividade e ranqueamentos.
Downloads
Métricas
Referências
ARROYO, Miguel G. Currículo, território em disputa. 2 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
AVELINO, Nildo. Foucault, governamentalidade e neoliberalismo. In: RESENDE, Haroldo de (org.). Michel Foucault: política, pensamento e ação. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.
BRANCO, Guilherme Castelo. Governamentalidade, política, resistências ao poder. In: RESENDE, Haroldo de (org.). Michel Foucault: política, pensamento e ação. 1 ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2016.p.111-121.
BALL, Stephen. Performatividades e fabricações na economia educacional: rumo a uma sociedade performativa. Educação e Realidade, v. 2, n. 35, p. 37-55, maio/ago. 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/15865. Acesso em: 01 de junho de 2023.
CASTRO, Edgardo. Vocabulário de Foucault – Um percurso pelos seus temas,
conceitos e autores. Belo horizonte: Autêntica Editora, 2009.
DARDOT, Pierre; LAVAL, Christian. A Nova Razão do Mundo: Ensaio sobre a sociedade neoliberal. São Paulo: Editora Boitempo, 2016.
FONTANIVE, Nilma Santos. A Divulgação dos Resultados das Avaliações dos Sistemas Escolares: limitações e perspectivas. Ensaio: aval. pol. públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 21, n. 78, p. 83-100, jan./mar. 2013.Disponível em: https://www.scielo.br/j/ensaio/a/bwqdfSqzysvDG5gjNgbXRFw/?lang=pt&format=pdf Acesso em: 25 de fevereiro de 2020.
FOUCAULT, Michel. Segurança, território, população: curso dado no Collége de France (1977-1978). Tradução: Eduardo Brandão. São Paulo: Martins Fontes, 2008.
FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. 26 ed. São Paulo: Graal, 2013.
FREITAS, Luiz Carlos De. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideias. 1. ed., São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GALLO, Sílvio. “O pequeno cidadão”: sobre a condução da infância em uma governamentalidade democrática. In: RESENDE, Haroldo de (org.). Michel Foucault: o governo da infância. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015, p. 329-343.
GARCIA, Maria Manuela Alves. Políticas educacionais contemporâneas: tecnologias,
imaginários e regimes éticos. In: Revista Brasileira de Educação. V. 15, n 45 set./dez.
Disponível em:https://www.scielo.br/j/rbedu/a/kZTK8sHPWFkvbpwTKfzZqRv/?lang=pt .Acesso em: 28 de novembro de 2022.
LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: neoliberalismo em ataque ao ensino público. São Paulo: Boitempo, 2019.
MARSHALL, James. Governamentalidade e educação liberal. In: SILVA, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 8 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011, p.21-34.
OLIVEIRA, Dalila Andrade. Da promessa de futuro à suspensão do presente: a teoria do capital humano e o Pisa na educação brasileira. 1 ed. Petrópolis, RJ: Editora Vozes, 2020.
PETERS,Michael. Governamentalidade neoliberal e educação. In: SILVA, Tomaz Tadeu. O sujeito da educação: estudos foucaultianos. 8 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011,p.211-224.
PETERS, Michael; MARSHALL, James; FITZSIMONS, Patrick. Gerencialismo e Política Educacional em um Contexto Global: Foucault, Neoliberalismo e a Doutrina da Auto-Administração. In: BURBELES, Nicholas; TORRES, Carlos Alberto. Globalização e Educação: perspectivas críticas. Tradução: Ronaldo Catoldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2004, p. 77-90.
PRADO FILHO, Kleber. Michel Foucault: uma história da governamentalidade. Rio de Janeiro: Insular e Archiamé, 2006.
REVEL, Judith. Dicionário Foucault. Tradução:Anderson Alexandre da Silva. Rio de Janeiro:Forense Universitária, 2011.
SARMENTO, Manuel Jacinto. A globalização e a infância: impactos na condição social e na escolaridade. In: GARCIA, Regina Leite; FILHO, Aristeo Leite (orgs.). Em defesa da educação infantil. Rio de Janeiro, DPA editora, 2001, p. 13-28.
SOUSA, Sandra Kázia. Concepções de Qualidade da Educação Básica forjadas por meio de Avaliações em Larga Escala. Avaliação, Campinas; Sorocaba, SP, v. 19, n. 2, p. 407-420, jul. 2014. Disponível in: http://www.scielo.br/pdf/aval/v19n2/a08v19n2.pdf. Acesso em: 16 de junho de 2018.
TEMPLE, Giovana Carmo. Acontecimentos, poder e resistência em Michel Foucault. Cruz das Almas, BA: UFRB, 2013.
VEIGA-NETO, Alfredo. Governamentalidades, neoliberalismo e educação. In: Foucault: filosofia e política. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013, p. 37-52.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista Educação e Políticas em Debate
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.