Avaliações externas como tática da governamentalidade: o caso da Prova Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-75250

Palavras-chave:

Governamentalidade, Avaliações Externas, Prova Brasil, Qualidade da Educação

Resumo

O objetivo desse estudo é compreender os impactos produzidos pela Prova Brasil em uma escola pública do município de São Miguel dos Campos, no estado de Alagoas, com o maior IDEB municipal, observando as táticas da governamentalidade que são mobilizadas para a cooptação dos sujeitos em busca por bom desempenho e resultados satisfatórios. A metodologia adotada segue a abordagem qualitativa, com foco no estudo de caso e pesquisa bibliográfica, utilizando as técnicas de observação e entrevista semiestruturada com um membro da gestão escolar e uma professora de reforço dos 5º anos A e B, turmas participantes da avaliação oficial. Contudo, concluímos que a Prova Brasil é uma tática da governamentalidade neoliberal que produz saberes e discursos que assujeitaram a comunidade educativa para o alcance de indicadores educacionais e performances exitosas, que tem se apresentado como qualidade da educação, baseada em estatísticas de desempenhos, competitividade e ranqueamentos.

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Biografia do Autor

Karla de Oliveira Santos, Universidade Estadual de Alagoas (Brasil)

Doutora em Educação (PPGE/UFAL). Professora Adjunta da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), Campus IV, São Miguel dos Campos, Alagoas (AL), Brasil.

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Publicado

2024-09-12

Como Citar

SANTOS, K. de O. Avaliações externas como tática da governamentalidade: o caso da Prova Brasil. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–18, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-75250. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/75250. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - “AVALIAÇÃO EXTERNA NO CONTEXTO DA REFORMA EMPRESARIAL: DESAFIOS PARA A QUALIDADE SOCIAL”