Políticas de Avaliação Externa e a reforma empresarial: efeitos sobre a qualidade social da educação

Editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-75244

Palavras-chave:

Políticas de Avaliação Externa, Reforma Empresarial da Educação, Qualidade Social da Educação

Resumo

Oficialmente, o discurso das políticas de avaliação externa, desde sua introdução no país, especialmente a partir da década de 1990, esteve associado à tese da promoção da qualidade da educação. Desde então, pesquisas acadêmicas têm se dedicado à análise do que significa tal qualidade, para quem ela é pensada e quais interesses a envolve. Qualidade pensada a partir da formação de qual sujeito? Para qual sociedade? Em uma perspectiva crítica não há como olhar para a categoria avaliação educacional sem analisar sua relação com a estrutura macro da organização da nossa sociedade. Em síntese, a categoria avaliação é eminentemente política. É nessa direção que o Dossiê do presente número da REPOD apresenta a contribuição de diversos autores(as) para a problematização das Políticas de Avaliação Externa e seus efeitos sobre a qualidade social da educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leonice Matilde Richter, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

Editora responsável da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela UFU. Professora associada de Políticas e Gestão da Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Maria Vieira Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil)

Editora responsável da Revista Educação e Políticas em Debate. Pós-doutorado em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal. Rio Grande do Norte. Brasil.

Vilma Aparecida de Souza, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

Editora adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate.  Doutora em Educação pela UFU. Líder do Grupo de Pesquisa em Políticas Públicas, Gestão, Financiamento da Educação e Equidade –UFU. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Raquel Aparecida Souza, Universidade Federal de Uberlândia (Brasil)

Editora adjunta da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela Universidade de Brasília. Membro do grupo de pesquisa Pólis. Professora associada Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.

Referências

ANTUNES, R. O privilégio da servidão: o novo proletariado de serviços na era digital. São Paulo: Boitempo, 2018

MÉSZÁROS, István. O desafio e o fardo do tempo histórico: o socialismo no século XXI. Tradução de Ana Cotrim e Vera Cotrim. São Paulo: Boitempo, 2007

RICHTER, L. M.; VIEIRA SILVA, M. O IDEB e seus efeitos na organização do trabalho escolar. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação - Periódico científico editado pela ANPAE, [S. l.], v. 37, n. 1, p. 327–350, 2021. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/105962. Acesso em: 13 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.21573/vol37n12021.105962.

RICHTER, L. M. Trabalho docente, políticas de avaliação em larga escala e accountability no Brasil e em Portugal. 2015. 450 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2015.64. Acesso em: 13 ago. 2024.

VASAPOLLO, Luciano. O trabalho atípico e a precariedade. Tradução de Maria de Jesús Brito Leite. 1. ed. São Paulo: Expressão Popular, 2005.

VIANA, N. Capitalismo e destruição ambiental. Ateliê Geográfico, Goiânia, v. 10, n. 3, p. 179–192, 2017. Disponível em: https://revistas.ufg.br/atelie/article/view/44854. Acesso em: 14 ago. 2024. DOI: https://doi.org/10.5216/ag. v10i3.44854.

Downloads

Publicado

2024-09-12

Como Citar

RICHTER, L. M.; SILVA, M. V.; SOUZA, V. A. de; SOUZA, R. A. Políticas de Avaliação Externa e a reforma empresarial: efeitos sobre a qualidade social da educação: Editorial. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 1–9, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n3a2024-75244. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/75244. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

Seção

EDITORIAL