Políticas de Avaliação Externa e a reforma empresarial: efeitos sobre a qualidade social da educação
Editorial
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n3a2024-75244Palavras-chave:
Políticas de Avaliação Externa, Reforma Empresarial da Educação, Qualidade Social da EducaçãoResumo
Oficialmente, o discurso das políticas de avaliação externa, desde sua introdução no país, especialmente a partir da década de 1990, esteve associado à tese da promoção da qualidade da educação. Desde então, pesquisas acadêmicas têm se dedicado à análise do que significa tal qualidade, para quem ela é pensada e quais interesses a envolve. Qualidade pensada a partir da formação de qual sujeito? Para qual sociedade? Em uma perspectiva crítica não há como olhar para a categoria avaliação educacional sem analisar sua relação com a estrutura macro da organização da nossa sociedade. Em síntese, a categoria avaliação é eminentemente política. É nessa direção que o Dossiê do presente número da REPOD apresenta a contribuição de diversos autores(as) para a problematização das Políticas de Avaliação Externa e seus efeitos sobre a qualidade social da educação.
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Referências
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