Ações Afirmativas para Estudantes com Deficiência na Pós-Graduação: Revisão Sistemática da Literatura em artigos científicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-74574

Palavras-chave:

Acesso, Permanência, Mestrado, Doutorado, Stricto Sensu

Resumo

Este estudo teve como objetivo investigar a inclusão de estudantes com deficiência em programas de pós-graduação no Brasil, focando nas práticas de ações afirmativas e suas implicações. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura realizada no Periódicos CAPES, na SciELO e no Connected Papers, onde foram selecionados 11 artigos para compor a amostra analisada. Os principais resultados indicaram que, embora haja um crescimento na inclusão de estudantes com deficiência, a efetividade dessas ações varia significativamente entre as instituições, com desafios como a falta de recursos e barreiras atitudinais. Concluiu-se a importância da implementação de políticas mais abrangentes e específicas para garantir a permanência e o sucesso acadêmico desses estudantes.

Biografia do Autor

  • Rosângela Lopes Borges, Universidade Federal da Grande Dourados - Brasil

    Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Dourados, Mato Grosso do Sul, (MS), Brasil. 

  • Aline Maira da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados - Brasil

    Professora Associada. Faculdade de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu) da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Dourados, Mato Grosso do Sul, (MS), Brasil. 

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Publicado

2025-03-30

Edição

Seção

DEMANDA CONTÍNUA

Como Citar

BORGES, Rosângela Lopes; SILVA, Aline Maira da. Ações Afirmativas para Estudantes com Deficiência na Pós-Graduação: Revisão Sistemática da Literatura em artigos científicos. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–20, 2025. DOI: 10.14393/REPOD-v14n2a2025-74574. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/74574. Acesso em: 14 jul. 2025.