Ações Afirmativas para Estudantes com Deficiência na Pós-Graduação: Revisão Sistemática da Literatura em artigos científicos
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-74574Palavras-chave:
Acesso, Permanência, Mestrado, Doutorado, Stricto SensuResumo
Este estudo teve como objetivo investigar a inclusão de estudantes com deficiência em programas de pós-graduação no Brasil, focando nas práticas de ações afirmativas e suas implicações. Trata-se de uma revisão sistemática da literatura realizada no Periódicos CAPES, na SciELO e no Connected Papers, onde foram selecionados 11 artigos para compor a amostra analisada. Os principais resultados indicaram que, embora haja um crescimento na inclusão de estudantes com deficiência, a efetividade dessas ações varia significativamente entre as instituições, com desafios como a falta de recursos e barreiras atitudinais. Concluiu-se a importância da implementação de políticas mais abrangentes e específicas para garantir a permanência e o sucesso acadêmico desses estudantes.
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