A Mercantilização da Universidade na América Latina: políticas neoliberais na educação superior
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v14n2a2025-73566Palavras-chave:
Educação Superior, Neoliberalismo, Políticas EducacionaisResumo
Este artigo visa a analisar criticamente como as políticas educacionais da educação superior, no Brasil e em alguns países da América Latina, têm sido moldadas por princípios neoliberais. Para atingir esse objetivo, a pesquisa segue uma abordagem qualitativa mediante análise crítica desenvolvida com base em autores tais como Laval (2019), Robertson; Dale (2017), Peroni; Caetano e Arelaro (2019). A metodologia empregada inclui uma revisão narrativa na base de dados da Scielo, com base em literatura científica publicada entre 2007 e 2020. Após a leitura integral dos artigos, relacionados ao neoliberalismo na educação superior, foram estabelecidas as categorias de análise que indicaram um papel crucial na ampliação do conhecimento sobre o avanço das políticas neoliberais da educação superior. Os resultados indicam que, desde a introdução do neoliberalismo na América Latina, houve uma contínua privatização do ensino superior, transformando-o de um bem público para um serviço alinhado ao mercado. Os estudos demonstram a necessidade de resgatar a finalidade precípua da universidade no processo de uma formação humana comprometida com a emancipação.
Referências
ARRETCHE, M. T. S. Trends in the Study of Public Policy Evaluation. In: RICO, E. M. Evaluation of Social Policies: A Topic Under Debate [Avaliação de políticas sociais: uma questão em debate]. São Paulo: Cortez, 2007. p. 29–39.
BARROS, M. A. N. de; ARAÚJO, H. P. de M. H. de. Higher Education in Brazil: Student Retention and Profitability of the Private Sector [Educação superior no Brasil: permanência de estudantes e rentabilidade do setor privado]. Movimento – Revista de Educação, n. 9, p. 69–106, Nov. 27, 2018. Available at: https://periodicos.uff.br/revistamovimento/article/view/32677. Accessed: Mar. 20, 2024. DOI: https://doi.org/10.22409/mov.v0i9.489.
BENTO, J. O. On the State of the University: Trapped in a Sarcophagus or on Procrustes' Bed? [Do estado da universidade: metida num sarcófago ou no Leito de Procrustes?]. Avaliação: Journal of Higher Education Assessment (Campinas), v. 19, n. 3, p. 689–721, Nov. 2014. Available at: https://www.scielo.br/j/aval/a/GpvkvSD7D7vJmmmZKLPsXmG/. Accessed: Feb. 20, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772014000300009.
CALDERÓN, A. I.; PEDRO, R. F.; VARGAS, M. C. Social Responsibility in Higher Education: The Metamorphosis of UNESCO’s Discourse in Focus [Responsabilidade social da educação superior: a metamorfose do discurso da UNESCO em foco]. Interface – Communication, Health, Education, v. 15, n. 39, p. 1185–1198, Oct. 2011. Available at: https://www.scielo.br/j/icse/a/BM36SLyvDZjKsQMSxDYLZVm/. Accessed: Feb. 15, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-32832011000400017.
CHAMPANGNATTE, D. M. O. University Curriculum: From Mexico to Neoliberal Brazil [Currículo universitário: do México ao Brasil neoliberais]. Avaliação: Journal of Higher Education Assessment (Campinas), v. 21, n. 1, p. 109–123, Mar. 2016. Available at: https://www.scielo.br/j/aval/a/FfBYBmpP68FRhzKfLjMhcjm/. Accessed: Feb. 24, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000100006.
CUNHA, L. A. Higher Education and the University in Brazil [Ensino superior e universidade no Brasil]. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M.; VEIGA, C. G. (Eds.). 500 Years of Education in Brazil [500 anos de educação no Brasil]. Belo Horizonte: Autêntica, 2000. p. 151–204.
DARDOT, P.; LAVAL, C. The New Reason of the World: Essay on Neoliberal Society [A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal]. São Paulo: Boitempo, 2016. 402p.
DIAS, R.; SERAFIM, M. Reflections on Recent Transformations in Brazilian Public Universities [Comentários sobre as transformações recentes na universidade pública brasileira]. Avaliação: Journal of Higher Education Assessment (Campinas), v. 20, n. 2, p. 335–351, July 2015. Available at: https://www.scielo.br/j/aval/a/BTMnbmLwpMQXnxWqy6ybRpz/. Accessed: Feb. 24, 2024. DOI: https://doi.org/10.590/S1414-40772015000200004.
DINIZ, R. V.; GOERGEN, P. L. Higher Education in Brazil: Contemporary Overview [Educação Superior no Brasil: panorama da contemporaneidade]. Avaliação: Journal of Higher Education Assessment (Campinas), v. 24, n. 3, p. 573–593, Sept. 2019. Available at: https://www.scielo.br/j/aval/a/KWJWLBpHPFjBKbzSXw7TStb/. Accessed: Feb. 24, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772019000300002.
DONOSO DÍAZ, S. The Neoliberal Reform of Higher Education in Chile in 1981 [A reforma neoliberal da educação superior no Chile em 1981]. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 20, n. 57, p. 53–64, Feb. 2005. Available at: https://www.scielo.br/j/rbcsoc/a/PmJzYT9pBSyYskr6RqHpSMD/. Accessed: Mar. 24, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69092005000100004.
FARAH, M. F. S. Public Policy Analysis in Brazil: From an Unnamed Practice to the Institutionalization of the "Public Field" [Análise de políticas públicas no Brasil: de uma prática não nomeada à institucionalização do 'campo de públicas']. Revista de Administração Pública, v. 50, n. 6, p. 959–979, Nov./Dec. 2016. Available at: https://www.scielo.br/j/rap/a/tYDC3xqzZK33gpY3vfZ7jpG/. Accessed: Feb. 20, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0034-7612150981.
GOERGEN, P. Higher Education from the Perspective of the System and the National Education Plan [Educação superior na perspectiva do sistema e do Plano Nacional de Educação]. Educação & Sociedade, v. 31, n. 112, p. 895–917, July 2010. Available at: https://www.scielo.br/j/es/a/g4HrdPfYw6s6r6mKTRYYNtw/. Accessed: Feb. 20, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302010000300013.
LAVAL, C. The School is Not a Business: Neoliberalism’s Attack on Public Education [A escola não é uma empresa – o neoliberalismo em ataque à escola pública]. Translated by Mariana Echalar. São Paulo: Boitempo, 2019.
LOZADA, G.; NUNES, K. S. Scientific Methodology [Metodologia científica]. São Paulo: Grupo A, 2019. E-book. ISBN 9788595029576. Available at: https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788595029576/. Accessed: Jan. 14, 2024.
NEVES, C. E. B.; MARTINS, C. B. Higher Education in Brazil: A Comprehensive Overview [Ensino superior no Brasil: uma visão abrangente]. In: DWYER, T.; ZEN, E. L.; WELLER, W.; JIU; KAIYUAN, G. (Eds.). University Youth in a Changing World: A Sino-Brazilian Study [Jovens universitários em um mundo em transformação: uma pesquisa sino-brasileira]. Brasília: IPEA, 2016. p. 95–126. Available at: https://portalantigo.ipea.gov.br/agencia/images/stories/PDFs/livros/livros/160715_livro_jovens_universitarios.pdf. Accessed: Jan. 14, 2024.
OLIVEIRA, S. L. de. Scientific Methodology Applied to Law [Metodologia científica aplicada ao direito]. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2002.
OYARCE, N. G. F.; LEIHY, P. S.; ZEGERS, J. M. S. The Crisis of Higher Education in Neoliberal Chile: Market and Bureaucracy [Crisis de la Educación Superior en el Chile neoliberal: mercado y burocracia]. Educar em Revista, v. 36, p. e77536, 2020. Available at: https://www.scielo.br/j/er/a/FVjK6mfjQV8vQdTmLHVwv6d/. Accessed: Feb. 24, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0104-4060.77536.
PERONI, V. M. V.; CAETANO, M. R.; ARELARO, L. R. G. BNCC: Quality Dispute or Educational Submission? [BNCC: disputa pela qualidade ou submissão da educação?]. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, v. 35, n. 1, p. 035–056, 2019. Available at: https://seer.ufrgs.br/index.php/rbpae/article/view/93094. Accessed: Feb. 20, 2024. DOI: https://doi.org/10.21573/vol1n12019.93094.
ROBERTSON, S.; DALE, R. Comparing Policies in a Globalizing World: Methodological Reflections [Comparando políticas em um mundo em globalização: reflexões metodológicas]. Educação & Realidade, v. 42, n. 3, p. 859–876, July/Sept. 2017. Available at: https://www.scielo.br/j/edreal/a/8mHQWxVgJ3FsNd33BykLcSr/. Accessed: Feb. 20, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/2175-623670056.
SAVIANI, D. History of Pedagogical Ideas in Brazil [História das ideias pedagógicas no Brasil]. Campinas, SP: Autores Associados, 2007. p. 115–177. (Memória da Educação Collection).
SILVA, M. W. da; BALZAN, N. C. Corporate University: Trend or Threat to Higher Education? [Universidade Corporativa: (Pré-) tendência do Ensino Superior ou ameaça?]. Avaliação: Journal of Higher Education Assessment (Campinas), v. 12, n. 2, p. 233–256, June 2007. Available at: https://www.scielo.br/j/aval/a/3X6k64TMwBB9gfnXHSDn4XC/. Accessed: Feb. 20, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772007000200004.
SOUZA, L. G. Evaluation of Educational Policies: Context and Concepts Toward a Public Evaluation [Avaliação de políticas educacionais: contexto e conceitos em busca de uma avaliação pública]. In: LORDÊLO, J.; DAZZANI, M. V. (Eds.). Educational Evaluation: Untying and Reconnecting Knots [Avaliação educacional: desatando e reatando nós]. Salvador: EDUFBA, 2009. 349p. Available at: http://books.scielo.org.
SPATTI, A. C.; SERAFIM, M. P.; DIAS, R. de B. University and Social Relevance: Some Reflections [Universidade e pertinência social: alguns apontamentos para reflexão]. Avaliação: Journal of Higher Education Assessment (Campinas), v. 21, n. 2, p. 341–360, July 2016. Available at: https://www.scielo.br/j/aval/a/zfPZR3576WvmpTtrggCTmCR/. Accessed: Mar. 20, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1414-40772016000200003.
STREMEL, S.; MAINARDES, J. The Constitution of the Field of Educational Policy in Brazil: A Literature Review [A constituição do campo da política educacional no Brasil: revisão de literatura]. Revista Educação e Cultura Contemporânea, v. 16, n. 46, p. 31–45, 2019. Available at: https://mestradoedoutoradoestacio.periodicoscientificos.com.br/index.php/reeduc/article/view/6938. Accessed: Mar. 20, 2024. DOI: https://doi.org/10.5935/2238-1279.2019009731.
STROMQUIST, N. P. Latin American Education in Globalized Times [Educação Latino-Americana em tempos globalizados]. Sociologias, v. 14, n. 29, p. 72–99, Jan. 2012. Available at: https://www.scielo.br/j/soc/a/y3tMbbWjRBxK6P9KtHN4qFK/. Accessed: Mar. 20, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-45222012000100004.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Pedro Paulo Baruffi, Maria Lourdes Gisi

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.