As transformações discursivas na avaliação educacional: um estudo das lógicas políticas nas metas pernambucanas
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-70595Palavras-chave:
Política educacional, Hegemonia, Teoria do discurso, Lógicas políticasResumo
O presente artigo problematiza a política de avaliação educacional em Pernambuco pela adoção do Programa de Modernização da Gestão Pública – Metas para a Educação. Trazemos como estratégia teórico-metodológica a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015). Neste movimento, buscamos situar as práticas de elaboração da política pública em relação a contextos sociais e políticos abrangentes, emergindo a transformação de discursos por meio das lógicas políticas da equivalência e da diferença. Nossos resultados apontam que os discursos de modernização no sistema de avaliação educacional pernambucano representam uma cooperação e articulação bem-sucedida de organismos internacionais e de parcerias público-privadas.
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