As transformações discursivas na avaliação educacional: um estudo das lógicas políticas nas metas pernambucanas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-70595

Palavras-chave:

Política educacional, Hegemonia, Teoria do discurso, Lógicas políticas

Resumo

O presente artigo problematiza a política de avaliação educacional em Pernambuco pela adoção do Programa de Modernização da Gestão Pública – Metas para a Educação. Trazemos como estratégia teórico-metodológica a Teoria do Discurso de Laclau e Mouffe (2015). Neste movimento, buscamos situar as práticas de elaboração da política pública em relação a contextos sociais e políticos abrangentes, emergindo a transformação de discursos por meio das lógicas políticas da equivalência e da diferença. Nossos resultados apontam que os discursos de modernização no sistema de avaliação educacional pernambucano representam uma cooperação e articulação bem-sucedida de organismos internacionais e de parcerias público-privadas.

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Biografia do Autor

Divane Oliveira de Moura Silva, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Mestra em Educação Contemporânea. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Discente do Doutorado em Educação Contemporânea - UFPE, Caruaru, Pernambuco, Brasil.

Kátia Silva Cunha, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Doutora em Educação. Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Professora Associada da UFPE, Caruaru, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2024-04-29

Como Citar

SILVA, D. O. de M.; CUNHA, K. S. As transformações discursivas na avaliação educacional: um estudo das lógicas políticas nas metas pernambucanas . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–20, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n2a2024-70595. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/70595. Acesso em: 4 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - “INTERNACIONALIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO: TENDÊNCIAS GLOBAIS E DESAFIOS NACIONAIS”