Experiências de estudantes com deficiência em atividades extracurriculares na educação superior

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-70011

Palavras-chave:

Educação Especial, Atividades extracurriculares, Educação superior, Revisão sistemática

Resumo

O presente artigo é parte de uma pesquisa de mestrado que visou analisar o panorama das produções acadêmicas brasileiras sobre a experiência de estudantes com deficiência matriculados na Educação Superior, em atividades extracurriculares. Nesse escopo, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura, entre outubro e novembro de 2022, nas plataformas Capes e BDTD. Por meio dos resultados obtidos, foi possível perceber a interferência que as atividades extracurriculares tiveram em suas trajetórias, tanto no desenvolvimento pessoal quanto no desenvolvimento acadêmico. Foram perceptíveis, ainda, os relatos sobre capacitismo, em que a capacidade dos estudantes foi, mesmo que não diretamente, questionada, fosse em processos seletivos ou até mesmo em exercício das tarefas das AE.

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Biografia do Autor

Luciléia Bechmann Saldanha, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Licenciada em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria. Universidade Federal de São Carlos (mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial). São Carlos, SP, Brasil.

Rosimeire Maria Orlando, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Universidade Federal de São Carlos (Professora adjunta IV, na Universidade Federal de São Carlos, licenciatura em Educação Especial e no Programa de Pós-Graduação em Educação Especial), São Carlos, SP, Brasil.

Clarissa Bengtson, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos. Universidade Federal de São Carlos (Professora no Curso de Especialização em Educação e Tecnologias), São Carlos, SP, Brasil.

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Publicado

2023-07-12

Como Citar

SALDANHA, L. B.; ORLANDO, R. M.; BENGTSON, C. Experiências de estudantes com deficiência em atividades extracurriculares na educação superior . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1264–1282, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n3a2023-70011. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/70011. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS LUSO-BRASILEIRAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA PESSORAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR