As desregulamentações no período Temer/Bolsonaro na modalidade EaD e bacharelado em Direito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n2a2023-69408

Palavras-chave:

Ensino Superior, Privado-Mercantil, Racionalidade Neoliberal, Ensino a Distância (EaD), Faculdade de Direito

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar a expansão da modalidade de Educação a Distância (EaD) e o crescimento vertiginoso das matrículas do curso de Direito como expressão da desregulamentação promovida no período do governo Temer (2016-2018) e do governo de Jair Messias Bolsonaro (2019-2022). O estudo foi realizado por meiode revisão de literatura concernente à temática e análise dos documentos legais. Através da análise do quadro normativo cognitivo, conclui-se que a desregulamentação do ensino superior promovida pelas forças empresariais e conservadoras no contexto da racionalidade neoliberal gerou alterações legislativas e normativas que favorecem os conglomerados educacionais, especialmente as IES privado-mercantis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Djamiro Ferreira Acipreste Sobrinho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Mestre. Universidad del País Vasco/Euskal Herriko Unibertsitatea, Doutorando PPGED, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN, Brasil.

Emanuelle Lourenço do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Mestre. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Doutoranda PPGED, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Natal/RN, Brasil.

Andréia da Silva Quintanilha Sousa, Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Brasil

Doutora. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora PPGED, Universidade Federal do Rio Grande do Norte Natal/RN, Brasil.

Referências

ADORNO, S. Os aprendizes do poder: o bacharelismo liberal na política Brasileira. 2. ed. São Paulo: Edusp, 2019, p. 320.

BIN, D. Neoliberalismo ou democracia: Entrevista com Alfredo Saad-Filho. SER Social [S. l.], v. 22, n. 47, p. 360–367, 2020. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/SER_Social/article/view/28126. Acesso em: 13 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.26512/sersocial.v22i47.28126.

BORGES, L. F. P.; SBARDELOTTO, V. S. O ensino na educação superior: uma análise da metodologia “trezentos” e sua relação com a pedagogia histórico crítica. Rev. Inter. Educ. Sup., Campinas, v.3, n.3, p.468-477, set./dez. 2017.

BRASIL [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: [Presidência da República], 2016.Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 13 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004. Dispõe sobre a oferta por Instituições de Educação Superior – IES, de disciplinas na modalidade semipresencial. Brasília, DF: Ministério da Educação, 10 dez. 2004.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/nova/acs_portaria4059.pdf. Acesso em: 13 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 2, de 4 de janeiro de 2016. Estabelece os prazos dos atos regulatórios de credenciamento e recredenciamento das Instituições de Educação Superior pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 2, p. 85, 4 de janeiro de 2016a.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.134, de 10 de outubro de 2016. Revoga a Portaria MEC nº 4.059, de 10 de dezembro de 2004, e estabelece nova redação para o tema. Brasília, DF: Ministério da Educação, 10 out. 2016b. Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/diarios/127794688/dou-secao-1-11-10-2016-pg-21. Acesso em: 13 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1, de 3 de janeiro de 2017. Estabelece os prazos de validade para atos regulatórios de credenciamento e recredenciamento das Instituições de Educação Superior. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 3, p. 19, 4 de Janeiro de 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 1.428, de 28 de dezembro de 2018. Dispõe sobre a oferta por Instituições de Educação Superior – IES, de disciplinas na modalidade a distância em cursos de graduação presencial. Brasília, DF: Ministério da Educação, 28 dez. 2018. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=108231-portaria-1428&category_slug=fevereiro-2019-pdf&Itemid=30192. Acesso em:13 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019. Dispõe sobre a oferta de carga horária na modalidade de Ensino a Distância – EaD em cursos de graduação presenciais ofertados por Instituições de Educação Superior – IES pertencentes ao Sistema Federal de Ensino. Brasília, DF: Ministério da Educação, 6 dez. 2019. Disponível em: https://abmes.org.br/legislacoes/detalhe/2968/portaria-mec-n-2.117#:~:text=Disp%C3%B5e%20sobre%20a%20oferta%20de,ao%20Sistema%20Federal%20de%20Ensino. Acesso em: 13 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 433, de 22 de outubro de 2020. Institui o Comitê de Orientação Estratégica – COE para a Elaboração de Iniciativas de Promoção à Expansão da Educação Superior por meio digital em Universidades Federais, no âmbito da Secretaria de Educação Superior, e dá outras providências. Brasília, DF: Ministério da Educação, 22 out. 2020a.Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/reunidigital/pdf/portaria_433.pdf. Acesso em: 13 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 434, de 22 de outubro de 2020. Institui Grupo de Trabalho com a finalidade de subsidiar a discussão, a elaboração e a apresentação de estratégias para a ampliação da oferta dos cursos de nível superior, na modalidade de educação a distância – EaD, nas universidades federais. Brasília, DF: Ministério da Educação, 22 out. 2020b. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br/reunidigital/pdf/portaria_434.pdf. Acesso em: 13 fev. 2023.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria nº 265, de 27 de junho de 2022. Regulamenta a Avaliação Externa Virtual in Loco no âmbito das visitas por comissões de especialistas para avaliação externa de Instituições de Educação Superior e cursos de graduação, no bojo do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), e da avaliação das Escolas de Governo. Brasília, DF: Ministério da Educação, 27 jun.2022a. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/portaria-n-265-de-27-de-junho-de-2022-410723410. Acesso em:13 fev. 2023.

BRASIL. Lei nº 14.375, de 21 de junho de 2022. Altera as Leis nºs 10.260, de 12 de julho de 2001, 10.522, de 19 de julho de 2002, e 12.087, de 11 de novembro de 2009, para estabelecer os requisitos e as condições para realização das transações resolutivas de litígio relativas à cobrança de créditos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, para estabelecer a possibilidade de avaliação in loco na modalidade virtual das instituições de ensino superior e de seus cursos de graduação, a Lei nº 13.988, de 14 de abril de 2020, para aperfeiçoar os mecanismos de transação de dívidas, e a Lei nº 13.496, de 24 de outubro de 2017; e revoga dispositivos das Leis nºs 13.530, de 7 de dezembro de 2017, 13.682, de 19 de junho de 2018, 13.874, de 20 de setembro de 2019, e 14.024, de 9 de julho de 2020.Brasília, DF: Presidência da República,[2022b]. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-14.375-de-21-de-junho-de-2022-409353579. Acesso em: 13 fev. 2023.

BRASIL. Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior – Cadastro e-MEC. Brasília, DF: Ministério da Educação, 2022.

CARA, D. Contra a barbárie, o direito à educação. In: CÁSSIO, F. (org.). Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. Prólogo de Fernando Haddad. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2019.p. 21-28.

COSTA, Aline Fagner de Carvalho e; OLIVEIRA, João Ferreira de; GOMES, Daniela Fernandes. Mudanças na avaliação da EaD no ensino superior brasileiro de 2016 a 2019: flexibilização, (des)regulamentação e autorregulação. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA DA REGIÃO CENTRO-OESTE (SEAD-CO), 3., 2020, Evento Online. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2020. ISSN 2763-8995. DOI: https://doi.org/10.5753/seadco.2020.14652.

DARDOT, P.; LAVAL, C.A nova razão do mundo: ensaio sobre a sociedade neoliberal. Tradução: Mariana Echalar. 1. ed. São Paulo: Boitempo, 2016.

FINELLI, L. C. Da sala de aula invertida à inversão da sala de aula: a metodologia da Kroton a serviço da mercantilização do ensino – 2020. 231 f. Tese (Doutorado em Direito) – Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Direito, Belo Horizonte, 2020.

GIOLO, J. Educação a Distância no Brasil: a expansão vertiginosa. RBPAE, v. 34, n. 1, p. 073 - 097, jan./abr. 2018.

INEP. Sinopse Estatística da Educação Superior 2020. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-superior-graduacao. Acesso em: 26 fev. 2023.

LAVAL, C. Da universidade neoliberal à universidade como comum. Tradução: Valdemar Sguissardi. Valdemar Sguissardi, [S. l.], 19 jan. 2023. Disponível em: https://vsguissardi.com.br/da-universidade-neoliberal-a-universidade-como-comum/. Acesso em: 20 abr. 2023.

LEHER, R. Estado, reforma administrativa e mercantilização da educação e das políticas sociais. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, Salvador, v.13, n.1, p.9-29, abr. 2021.

RUAS, C. M. S.; OLIVEIRA, R. T. C. Modelo de Gestão da Educação Superior Privada brasileira. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, v.2, n.3, p.461-479, set./dez. 2016.

SAVIANI, D. História das ideias pedagógicas no Brasil.3.ed. São Paulo: Autores Associados, 2011a.

SAVIANI, D. Pedagogia históricocrítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Autores Associados, 2011b.

SEKI, A. K. O capital financeiro no Ensino Superior brasileiro (1990-2018) [recurso

eletrônico]. Florianópolis: Editoria Em Debate/UFSC, 2021.

SGUISSARDI, V. Educação superior no Brasil. Democratização ou massificação mercantil? Educ. Soc., Campinas, v. 36, n. 133, p. 867-889, out./dez. 2015.

SILVA, M. V. Estado neoliberal e retrocessos democráticos nas políticas públicas de educação: Entrevista: Christian Laval. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 2, p. 522–529, 2022. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/65383. Acesso em: 9 fev. 2023. DOI: https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n2a2022-65383.

SOUSA, A. da S. Q. Universidade Aberta do Brasil (UAB) como política de formação de professores. Revista Educação em Questão, v. 42, n. 28, 15 abr. 2012.

SOUSA, A. da S. Q.; TEIXEIRA, R.A.G.; TEIXEIRA, U. S. C. Política de formação de professores: abrindo a “caixa preta” da política de formação de professores à distância. In: CASTRO, A. M. D. A.; CABRAL NETO, A.; SANTOS, G.M.T. dos. Educação superior em tempos de crise (org.). Curitiba: CRV, 2021.

TSE. Tribunal Superior Eleitoral. O caminho da prosperidade: proposta de plano de governo. 2018. Disponível em: https://divulgacandcontas.tse.jus.br/candidaturas/oficial/2018/BR/BR/2022802018/280000614517/proposta_1534284632231.pdf. Acesso em:13 fev. 2023.

VALE, A. A. do. “As faculdades privadas não fazem pesquisa porque não querem jogar dinheiro fora”: a trajetória da Estácio de Sá da filantropia ao mercado financeiro – 2011. 446 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Educação, Rio de Janeiro, 2011.

Downloads

Publicado

2023-05-18

Como Citar

ACIPRESTE SOBRINHO, D. F.; LOURENÇO DO NASCIMENTO, E.; SOUSA, A. da S. Q. As desregulamentações no período Temer/Bolsonaro na modalidade EaD e bacharelado em Direito. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 795–814, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n2a2023-69408. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/69408. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA: CONFIGURAÇÕES ATUAIS