Da distinção social à performatividade: escolas de excelência no Brasil e no Chile

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n2a2023-69401

Palavras-chave:

Excelência, Distinção social, Performatividade, Meritocracia, Ensino médio

Resumo

O artigo discute o fenômeno da excelência em educação a partir da comparação entre dois modelos de escola: os tradicionais colégios emblemáticos e as políticas educativas de escolas de excelência, implementadas nas últimas décadas em vários países da América Latina. Com o objetivo de compreender a concepção de excelência que orienta estes modelos de escola, foram analisados programas e instituições de educação média do Brasil e do Chile. Observou-se que a cultura institucional e de gestão presente nos modelos de escola analisados determina, em grande medida, o que se entende por educação de excelência e as estratégias mobilizadas para alcançá-la.

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Biografia do Autor

Anna Rachel Gontijo Mazoni, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – Brasil

Mestre em Educação (Universidade Federal de Minas Gerais). Professora Assistente da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Dalila Andrade Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais - Brasil

Doutora em Educação (Universidade de São Paulo). Professora Titular de Políticas Públicas em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil.

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

MAZONI, A. R. G.; OLIVEIRA, D. A. Da distinção social à performatividade: escolas de excelência no Brasil e no Chile. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 600–622, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n2a2023-69401. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/69401. Acesso em: 10 out. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA: CONFIGURAÇÕES ATUAIS