Mulher e patente: a participação feminina nos pedidos de patentes nas Universidades Públicas Brasileiras. 2021

Resenha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v13n2a2024-69189

Palavras-chave:

Mulher e patente, Participação feminina, Patentes

Resumo

A resenha da tese de doutorado “Mulher e patente: a participação feminina nos pedidos de patentes nas universidades públicas brasileiras” apresenta os estudos realizados por Da Silva (2021) sobre a participação das mulheres nos pedidos de patentes em cinco universidades públicas do Brasil: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal do Ceará (UFC). A tese, de autoria de Sergio Brauna Da Silva, foi apresentada e aprovada em 2021, no Programa de Doutorado em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Os resultados da pesquisa feita pelo autor trazem importantes contribuições para a luta das mulheres em busca de equidade e visibilidade, pois confirmam que há desigualdade significativa em relação ao gênero nos pedidos de patentes analisados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Rosangela Aparecida Marquezi, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Brasil

Mestra em Educação. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UTFPR. Docente adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR Campus Pato Branco, Paraná, Brasil.

Leoni Terezinha Wammes, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Brasil

Mestra em Desenvolvimento Rural Sustentável pela UNIOESTE. Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) da UTFPR. Assistente Social pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE. Toledo, Paraná, Brasil.

Maria de Lourdes Bernartt, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Brasil

PhD em Educação Unochapecó/ UNA Costa Rica. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional (PPGDR) – UTFPR. Pato Branco, Paraná, Brasil.

Referências

DA SILVA, Sergio Brauna. Mulher e patente: a participação feminina nos pedidos de patentes nas Universidades Públicas Brasileiras. 2021. 192 f. Tese (Doutorado em História das Ciências, das Técnicas e Epistemologia) –Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2021.

Downloads

Publicado

2024-04-29

Como Citar

MARQUEZI, R. A.; WAMMES, L. T.; BERNARTT, M. de L. Mulher e patente: a participação feminina nos pedidos de patentes nas Universidades Públicas Brasileiras. 2021 : Resenha. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 13, n. 2, p. 1–5, 2024. DOI: 10.14393/REPOD-v13n2a2024-69189. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/69189. Acesso em: 20 jul. 2024.

Edição

Seção

RESENHAS