Intersecções dialéticas do protagonismo da educação especial inclusiva no ensino superior do Brasil: discursos sobre a deficiência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-68691

Palavras-chave:

Pessoa com Deficiência, Educação Inclusiva, Ensino Superior, Educação Especial

Resumo

Esta pesquisa objetiva analisar, por meio do discurso dos acadêmicos com deficiência, a efetivação das práticas das políticas institucionais inclusivas no ensino superior. Em uma pesquisa qualitativa, com procedimentos metodológicos da Análise do Discurso, construiu-se o material empírico por meio de entrevistas semiestruturadas com sete graduandos com deficiência matriculados em instituições educação superior privadas no Brasil. Em consonância com as normativas jurídicas brasileiras, as pessoas entrevistadas entendem a inclusão como um processo amplo e acolhedor, porém permanecem barreiras, retrocedendo o processo de uma efetiva educação inclusiva e equitativa para todos.

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Biografia do Autor

Janine Lopes Carvalho, Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Mestre em Psicologia. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Livia Fabiana Saço, Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Mestre em Educação Física. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil.

Eliana Lucia Ferreira , Universidade Federal de Juiz de Fora - Brasil

Pós-doutorado em Avaliação Educacional e Pós-doutorado em Linguística, com ênfase em Análise de discurso. Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora. Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2023-07-12

Como Citar

CARVALHO, J. L.; SAÇO, L. F.; FERREIRA , E. L. Intersecções dialéticas do protagonismo da educação especial inclusiva no ensino superior do Brasil: discursos sobre a deficiência . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 1208–1228, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n3a2023-68691. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68691. Acesso em: 26 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS LUSO-BRASILEIRAS DE ACESSIBILIDADE E INCLUSÃO PARA PESSORAS COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR