Políticas Públicas educacionais na Ibero-América e a condição humana: Análise transmetódica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n2a2023-68027

Palavras-chave:

Condição humana, Educação, Rizoma

Resumo

Cumpre-se o complexo objetivo de pesquisa de analisar as políticas públicas educacionais na América Latina e a condição humana, sob uma análise transmétodo rizomática com análise crítica do discurso em uma investigação decolonial planetária. Nas entrevistas abertas com colaboradores da Iberoamérica fica evidente o desrespeito à condição humana, que se opõe à vida nas políticas públicas e a pouca atenção a tais questões na educação. Mesmo com a passagem da colonização, a colonialidade global está estabelecida. No artigo, promove-se nos profissionais a conscientização e atenção ao complexo conceito da condição humana. Na complexa relação: natureza-corpo-mente-alma-espírito-Deus que define o ser humano, devemos provocar uma ligação especial que nos faz voltar a compreender a condição humana.

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Biografia do Autor

Milagros Elena Rodriguez, Universidad de Oriente - Venezuela

Doctorado en Patrimonio cultural (ULAC, Las Mercedes, Caracas, Venezuela). Universidad de Oriente, Cumaná, Sucre, Venezuela.

Ivan Fortunato, Instituto Federal de São Paulo - Brasil

Doutor em Humanidades, Direitos e Outras Legitimidades (FFLCH/USP, 2022). Instituto Federal de São Paulo, Itapetininga, São Paulo Brasil.

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

RODRIGUEZ, M. E.; FORTUNATO, I. Políticas Públicas educacionais na Ibero-América e a condição humana: Análise transmetódica . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 623–640, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n2a2023-68027. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/68027. Acesso em: 24 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - ESTADO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS NA AMÉRICA LATINA: CONFIGURAÇÕES ATUAIS