Educação política, democracia e direitos humanos: diálogos com a cidadania ativa e consciente nas eleições políticas no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n2a2023-67300

Palavras-chave:

Democracia, Cidadania, Educação, Política

Resumo

O Brasil vive hoje uma crise política e educacional, em que ambas se relacionam de forma direta e preocupante. Essa pesquisa tem como objetivo analisar as relações sociojurídicas existentes entre: uma educação focada em aspectos jurídicos e políticos da vida em sociedade; uma cidadania que fuja do simples direito ao voto e alcance a esfera da cidadania ativa, na qual o indivíduo é parte central no movimento da comunidade; e a garantia dos direitos humanos e de uma consequente vida digna para todo e qualquer indivíduo. Se fará uso de uma pesquisa qualitativa e explicativa. Assim sendo, o seguinte trabalho tem como escopo contribuir para uma reflexão sobre o papel da educação na construção de um cidadão participativo, que é uma parte necessária na implementação de uma democracia.

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Biografia do Autor

Renato Albuquerque Moura e Braga , Universidade Estadual do Piauí – Brasil

Graduado em Direito pela Universidade Estadual do Piauí, Picos, Piauí, Brasil.

Elvis Gomes Marques Filho, Universidade Estadual do Piauí – Brasil

Mestre em Direito (UFMS), Doutorando em Direito (UFPA), Professor efetivo da Universidade Estadual do Piauí, Picos, Piauí, Brasil.

Geovana Maria de Oliveira, Universidade Estadual do Piauí – Brasil

Graduanda em Direito pela Universidade Estadual do Piauí, Picos, Piauí, Brasil.

Luciano Silva Figueiredo, Universidade Estadual do Piauí – Brasil

Doutor em Ciências (UFRGS), Professor adjunto da Universidade Estadual do Piauí, Picos, Piauí, Brasil.

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Publicado

2023-05-18

Como Citar

MOURA E BRAGA , R. A.; MARQUES FILHO, E. G.; OLIVEIRA, G. M. de; FIGUEIREDO, L. S. Educação política, democracia e direitos humanos: diálogos com a cidadania ativa e consciente nas eleições políticas no Brasil. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 12, n. 2, p. 869–889, 2023. DOI: 10.14393/REPOD-v12n2a2023-67300. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67300. Acesso em: 26 dez. 2024.

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