Fundeb e complementação financeira da União: perspectivas a partir da abrangência do VAAT nos municípios da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n2a2023-66716Palavras-chave:
Novo FUNDEB permanente, VAAT, Política Educacional, Financiamento da EducaçãoResumo
Este artigo teve como objetivo analisar as potencialidades do Valor Anual Total por Aluno – VAAT aos municípios paraibanos a partir da sua abrangência no ano de 2022. Em uma exploração quantitativa da Portaria Interministerial n. 1/2022, das informações da Relação Anual de Informações Sociais trabalhadas por Silva (2019) e uma leitura da política a partir da perspectiva crítico-dialética. As evidências caminham na direção de que, mesmo em um contexto ultraliberal e de perda de direitos da classe trabalhadora, o VAAT representa uma possibilidade de ampliar as condições de financiamento da educação dos municípios brasileiros e, especialmente ao caso dos municípios paraibanos, complementar à política de complementação da União anterior e ainda em vigência.
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