Entrevista com Judith Naidorf - Políticas públicas de educação em tempos de crise do capitalismo global

Autores

  • Fernanda Motta de Paula Resende Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil
  • Julio Cesar Torres Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Brasil https://orcid.org/0000-0002-1002-0078
  • Angelo Rodrigo Bianchini Universidade Federal do Maranhão - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n3a2022-66303

Palavras-chave:

Investigação em educação, Ciências, Pedagogia, Educação, Políticas

Resumo

Judith Naidof aborda em sua entrevista temas como sua trajetória ligada à produção do conhecimento, à docência universitária e à militância em espaços coletivos reivindicatórios. Destaca-se também, a centralidade de sua produção atual, que se pauta nas discussões sobre a avaliação, sob a lógica da produtividade dos pesquisadores como uma das novas formas de colonização acadêmica. Nesse sentido, aponta para semelhanças entre as políticas universitárias dos países latino-americanos, balizadas pelo conceito de “ciência privatizada”, orientado pelo modelo neoliberal de Universidade Pública.

Referências

NAIDORF, J. La privatización del conocimiento público en universidades públicas. Espacio público y privatización del conocimiento. In: Estudios sobre políticas universitarias en América Latina. Buenos Aires: CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales, 2005.

RIKAP, C.; NAIDORF, J. Ciencia privatizada en América Latina. Con-Ciencia Social(segunda época), 3, 57-76. 2020. DOI:10.7203/con-cienciasocial.3.16790

NAIDORF, J. Los cambios en la cultura académica de la Universidad pública. Buenos Aires: Eudeba, 2009.

Publicado

2022-07-13

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICAS PÚBLICAS DE EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE CRISE DO CAPITALISMO GLOBAL

Como Citar

RESENDE , Fernanda Motta de Paula; TORRES, Julio Cesar; BIANCHINI, Angelo Rodrigo. Entrevista com Judith Naidorf - Políticas públicas de educação em tempos de crise do capitalismo global. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 868–872, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n3a2022-66303. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/66303. Acesso em: 18 maio. 2025.