O lugar da política de ação afirmativa na construção de um novo regime de representação negro-africano no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64897

Palavras-chave:

Educação superior, Ação afirmativa, Regime de representação, Comunidade imaginada

Resumo

O processo de implementação das ações afirmativas no Brasil coincide com a democratização da sociedade, por meio de ações reivindicativas continuas dos movimentos sociais organizados, com a expansão e ampliação de reflexões que se orientam pelas teses dos estudos subalternos, pós-coloniais, culturais e diaspóricos com uma perceptível transformação na forma como o pais se auto representa provocando profundas dissonâncias na maneira como distintos segmentos e setores (comunicação, educação) conservam ou atualizam sua visão e leitura sobre o país. O ensaio considera a educação superior o lugar onde tem se dado as disputas em torno de um novo regime de representação que incorpore a experiência e lutas negro-africanas em direção a uma nova comunidade imaginada.

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Biografia do Autor

Valter Roberto Silvério, Universidade Federal de São Carlos - Brasil

Titular do Departamento e Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Member of the International Scientific Committee for Volume IX, X and XI of the General History of Africa - GHA – UNESCO. Pesquisador do CNPq.

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Publicado

2022-03-01

Como Citar

SILVÉRIO, V. R. . O lugar da política de ação afirmativa na construção de um novo regime de representação negro-africano no Brasil. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 30–46, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-64897. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64897. Acesso em: 7 nov. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR (IES): EM DEBATE O ACESSO E A EQUIDADE