Entrevista - Ações Afirmativas no Ensino Superior brasileiro: uma análise da trajetória política

Prof.ª Drª. Maria Alice Rezende

Autores

  • Debora Cristina Jeffrey Universidade Estadual de Campinas - Brasil

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64893

Palavras-chave:

Política Educacional, Ações Afirmativas, Cotas Étnico-Raciais, Heteroidentificação, NEABI

Resumo

Entrevista concedida pela Prof.ª Drª. Maria Alice Rezende Gonçalves, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Pós-Doutora em Antropologia (École des Hautes Études en Sciences Sociales e UFRJ), que realiza um balanço das políticas de ações afirmativas, sua trajetória política e histórica, com reflexões significativas no que tange à Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas), Comissão de Heteroidentificação, Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígena (NEABI), bem como os desafios existentes em relação ao seu futuro.

Biografia do Autor

  • Debora Cristina Jeffrey, Universidade Estadual de Campinas - Brasil

    Organização do Dossiê – REPOD [Entrevistadora]. Livre-Docente. Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2022-03-01

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR (IES): EM DEBATE O ACESSO E A EQUIDADE

Como Citar

JEFFREY, Debora Cristina. Entrevista - Ações Afirmativas no Ensino Superior brasileiro: uma análise da trajetória política: Prof.ª Drª. Maria Alice Rezende. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 23–29, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-64893. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64893. Acesso em: 9 maio. 2025.