Reflexões acerca do processo de construção da identidade racial na educação básica de estudantes ingressos no sistema de cotas raciais nos cursos de ciências humanas da Universidade Federal de Pernambuco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-64035

Palavras-chave:

Educação para as relações étnico-raciais, Comissão de Heteroidentificação, Identidade negra

Resumo

Este artigo objetiva analisar os dados de uma pesquisa de estágio profissional realizada em parceria com o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros da Universidade Federal de Pernambuco, na qual foram ouvidas as experiências educativas de estudantes cotistas, dos cursos de Ciências Humanas, ingressantes pelo processo seletivo do Sistema Integrado de Seleção Unificada. Os candidatos foram analisados em relação ao seu fenótipo pela Comissão de Heteroidentificação para comprovação da autodeclaração de preto e pardo. Os resultados da pesquisa indicam que boa parte dos estudantes informou não terem vivenciado os conteúdos propostos pela Lei 10.639/2003 na educação básica, elemento importante para a compreensão do racismo e do processo de afirmação de suas identidades negras.

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Biografia do Autor

Lenivaldo Idalino de Oliveira Júnior, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Mestre em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). Exerce o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Recife, Pernambuco, Brasil.

Dayse Cabral de Moura, Universidade Federal de Pernambuco - Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Exerce o cargo de Professora Associada do Centro de Educação da UFPE, Recife, Pernambuco, Brasil.

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Publicado

2022-03-01

Como Citar

OLIVEIRA JÚNIOR, L. I. de .; MOURA, D. C. de . Reflexões acerca do processo de construção da identidade racial na educação básica de estudantes ingressos no sistema de cotas raciais nos cursos de ciências humanas da Universidade Federal de Pernambuco. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 253–271, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-64035. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/64035. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR (IES): EM DEBATE O ACESSO E A EQUIDADE