Cotas para refugiados em universidades federais baianas: uma análise sobre sua efetividade e a relação com os direitos humanos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n1a2022-63810

Palavras-chave:

Refugiados, Universidade, Políticas Públicas, Direitos Humanos, Inserção Social

Resumo

O presente trabalho tem como tema de estudo o acolhimento a refugiados no Brasil através do sistema de cotas em universidades. O objetivo principal é apresentar duas experiências inovadoras de universidades federais, que incidem sobre ações afirmativas de acolhimento a refugiados com vistas à formação e inserção social. A metodologia empregada é composta por uma abordagem qualitativa, acompanhada, procedimentalmente, de revisão de literatura e análise de documentação normativa. Trata-se de uma produção acadêmica interdisciplinar que transita pelas áreas do Direito e Educação. Conclui-se que a universidade tem um papel social relevante e, portanto, pode, através de ações afirmativas, contribuir para o acolhimento digno de refugiados no Brasil.

 

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Biografia do Autor

Natalia Coimbra de Sá, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Doutora pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia - UFBA. Professora Adjunta no Departamento de Ciências Humanas (DCH – I) da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Salvador, Bahia, Brasil.

Joelma Boaventura da Silva, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Mestra em Educação pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Professora Assistente da Universidade do Estado da Bahia, Salvador, Bahia, Brasil.

Luan Victor de Souza Bispo, Universidade de São Paulo - Brasil

Graduando em Direito pela Universidade de São Paulo - USP (Faculdade de Direito de Ribeirão Preto – FDRP/USP). Universidade de São Paulo - USP, Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil.

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Publicado

2022-03-01

Como Citar

SÁ, N. C. de; SILVA, J. B. da .; BISPO, L. V. de S. . Cotas para refugiados em universidades federais baianas: uma análise sobre sua efetividade e a relação com os direitos humanos . Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 1, p. 233–252, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n1a2022-63810. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/63810. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ - POLÍTICA DE AÇÕES AFIRMATIVAS EM INSTITUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR (IES): EM DEBATE O ACESSO E A EQUIDADE