Regime especial de atividades não presenciais: a pandemia acentuando as desigualdades na educação infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n3a2021-63453

Palavras-chave:

Educação Infantil, Regime Especial de Atividades Não Presenciais, Tecnologias digitais, Desigualdade social

Resumo

O artigo resulta de pesquisa que teve como objetivo analisar a oferta do Regime Especial de Atividades Não Presenciais (REANP) para a educação infantil, a partir da percepção das professoras de escolas públicas do município de Santa Vitória, Minas Gerais. A pesquisa qualitativa utilizou-se do questionário para coleta de dados. Os resultados apontam inúmeros desafios enfrentados pelas docentes dentre os quais a falta de condições objetivas para viabilizar o ensino, uma vez que muitos professores e alunos não têm acesso à internet de qualidade e nem sempre possuem o domínio no manejo de aplicativos e plataformas digitais. Concluímos que o ensino não presencial deflagra o notório processo de exclusão digital em decorrência da exacerbada desigualdade social que marca a sociedade brasileira.

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Biografia do Autor

João Vitor Santos Silva, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Graduando em Pedagogia. Universidade Federal de Uberlândia. Ituiutaba-MG, Brasil.

Klívia de Cássia Silva Nunes, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutorado em Educação. Universidade Federal de Uberlândia. Ituiutaba-MG, Brasil.

Raquel Aparecida Souza, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutorado em Educação. Universidade Federal de Uberlândia. Ituiutaba - MG, Brasil.  

Rogéria Moreira Rezende Isobe, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Brasil

Doutorado em Educação. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba-MG, Brasil.

Valéria Moreira Rezende, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutorado em Educação. Universidade Federal de Uberlândia. Ituiutaba-MG, Brasil.

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Publicado

2021-10-01

Como Citar

SILVA, J. V. S. .; NUNES, K. de C. S.; SOUZA, R. A. .; ISOBE, R. M. R. .; REZENDE, V. M. . Regime especial de atividades não presenciais: a pandemia acentuando as desigualdades na educação infantil. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 3, p. 996–1011, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n3a2021-63453. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/63453. Acesso em: 21 dez. 2024.

Edição

Seção

DOSSIÊ: Direito à educação básica e superior em tempos de pandemia