Political-pedagogical determinants in an official teacher training program for literacy

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-60222

Keywords:

Educational public policies, Teacher education, Literacy perspective

Abstract

This article analyzes how the linguistic and textual-discursive dimensions were associated with the didactic-methodological proposals of the Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), an official Brazilian program of continuing teacher training, launched in 2012 and came to an end in 2018. Through qualitative and documentary research, we investigated the formative notebooks of the program from 2013, focused on the Portuguese Language (beginning literacy, reading and writing). The program is brought back in order to contribute to the current demands of strengthening literacy studies, in the face of the defense of a technical and supposedly neutral literacy. The results indicate challenges regarding the articulation of these dimensions as a means of bringing school practices closer to broader social interaction situations.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biography

Mirella de Oliveira Freitas, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Tocantins.

References

ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; MORAIS, Artur Gomes; FERREIRA, Andréa Tereza Brito. A relação entre alfabetização e letramento na Educação de Jovens e Adultos: questões conceituais e seus reflexos nas práticas de ensino e nos livros didáticos. In: LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; MORAIS, Artur Gomes (org.). Alfabetizar letrando na EJA: Fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. (Estudos em EJA). E-book, não paginado. Capítulo 1.

ANNUNCIATO, Pedro. A alfabetização no Brasil não avança. O Pnaic falhou? Nova Escola, 7 nov. 2017. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/7096/a-alfabetizacao-no-brasil-nao-avanca-sera-que-o-pnaic-falhou. Acesso em: 23 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a base. Terceira versão. Brasília: MEC, 2017a. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 30 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Documento Orientador 2017. Brasília, DF: MEC, 2017b. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/doc_orientador/doc_orientador_versao_final.pd. Acesso em: 22 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. PNAIC em Ação 2017: Documento orientador. Brasília: MEC, SEB, 2017c. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/doc_orientador/doc_orientador_versao_final.pdf. Acesso em: 31 mar. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. PNAIC em Ação 2016: Documento orientador das ações de formação continuada de professores alfabetizadores em 2016. Brasília: MEC, SEB, 2016. Disponível em: http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/doc_orientador/documento_orientador_2016.pdf. Acesso em: 23 mar. 2021.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Avaliação Nacional da Alfabetização: relatório 2013-2014: volume 1: da concepção à realização. Brasília, DF: Inep, 2015a. 115 p.

BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília, DF: Inep, 2015b.

BRASIL. Lei nº 12.801, de 24 de abril de 2013. Dispõe sobre o apoio técnico e financeiro da União aos entes federados no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p.1, 25 abr. 2013a. Seção 1.

BRASIL. Portaria n. 90, de 6 de fevereiro de 2013. Define o valor máximo das bolsas para os profissionais da educação participantes da formação continuada de professores alfabetizadores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Diário Oficial da União, Brasília, DF, p. 6, 7 fev. 2013b. Seção 1.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução/CD/FNDE n. 4, de 27 de fevereiro de 2013. Estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas de estudo e pesquisa para a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2013c.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução/CD/FNDE nº 12, de 8 de maio de 2013. Altera dispositivos da Resolução CD/FNDE nº 4, de 27 de fevereiro de 2013, que estabelece orientações e diretrizes para o pagamento de bolsas de estudo e pesquisa para a Formação Continuada de Professores Alfabetizadores, no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2013d.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A aprendizagem do sistema de escrita alfabética: ano 1: unidade 3. Brasília: MEC, SEB, 2012a.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A organização do planejamento e da rotina no ciclo de alfabetização na perspectiva do letramento: ano 2: unidade 2. Brasília: MEC, SEB, 2012b.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Formação do professor alfabetizador. Caderno de apresentação. Brasília: MEC, SEB, 2012c.

BRASIL. Ministério da Educação. Medida Provisória n. 586, de 8 de novembro de 2012. Dispõe sobre o apoio técnico e financeiro da União aos entes federados no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, DF, 9 nov. 2012d.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa. O trabalho com gêneros textuais na sala de aula: ano 1, unidade 5. Brasília: MEC, SEB, 2012e.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria n. 867, de 4 de julho de 2012. Institui o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa e as ações do Pacto e define suas diretrizes gerais. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 5 jul. 2012f. Seção 1, n. 129.

BRASIL. Emenda Constitucional n. 59, de 11 de novembro de 2009. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 12 nov. 2009. p. 8. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc59.htm. Acesso em: 24 mar. 2021.

CHASSOT, Attico. Alfabetização Científica: questões e desafios para a educação. 7. ed. Ijuí: Unijuí, 2016. 344 p. (Coleção educação em ciências.)

CUNHA, Celso; CINTRA, Luís Filipe Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. 2. ed. 40. impr. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, [s. d.].

DEMO, Pedro. Educação e alfabetização científica. Campinas, SP: Papirus, 2014.

DICKEL, Adriana. A Avaliação Nacional da Alfabetização no contexto do Sistema de Avaliação da Educação Básica e do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: responsabilização e controle. Cadernos Cedes, Campinas, v. 36, n. 99, p. 193-206, maio-ago., 2016.

ESTEBAN, Maria Teresa. Considerações sobre a política de avaliação da alfabetização: pensando a partir do cotidiano escolar. Revista Brasileira de Educação, [Rio de Janeiro?], v. 17, n. 51, p. 573-592, set./dez. 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782012000300005.

FREIRE, Paulo. Pedagogia dos sonhos possíveis. Organização Ana Maria Araújo Freire. 2. ed. Rio de Janeiro; São Paulo: Paz e Terra, 2018.

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23. ed. São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989.

FREITAS, Mirella de Oliveira. Enfrentamentos político-pedagógicos no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC): desafios de alfabetizar letrando. 2019. Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Tocantins, Araguaína, 2019.

HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

LATOUR, Bruno. Reagregando o social. Salvador: Edufba, 2012. Bauru; São Paulo: Edusc, 2012.

LEÃO, Silse Teixeira de Freitas Lemos. Breve análise sócio-histórica da política educacional brasileira: ensino fundamental. In: JORNADA INTERNACIONAL DE POLÍTICAS PÚBLICAS, 2., 2005. Anais... São Luiz, MA: UFMA, 2005. Disponível em: https://www.yumpu.com/pt/document/read/12540377/breve-analise-socio-historica-da-politica-educacional-brasileira. Acesso em: 18 mar. 2021.

MOITA LOPES, Luiz Paulo da. Da aplicação de linguística à Linguística Aplicada indisciplinar. In: PEREIRA, Regina Celi; ROCA, Pilar (org.). Linguística Aplicada: um caminho com diferentes acessos. São Paulo: Contexto, 2009. p. 11-24.

MORAIS, Artur Gomes de. A consciência fonológica de alfabetizandos jovens e adultos e sua relação com o aprendizado da escrita alfabética. In: LEAL, Telma Ferraz; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; MORAIS, Artur Gomes (org.). Alfabetizar letrando na EJA: Fundamentos teóricos e propostas didáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2013. (Estudos em EJA). E-book, não paginado. Capítulo 3.

MORAIS, Artur Gomes de. Sistema de Escrita Alfabética. São Paulo: Melhoramentos, 2012. (Como eu ensino). E-book.

MORAIS, Artur Gomes de. Se a escrita alfabética é um sistema notacional (e não um código), que implicações isso tem para a alfabetização? In: MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz. Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. p. 29-46.

MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de. Alfabetização e Letramento: O que são? Como se relacionam? Como alfabetizar letrando? In: ALBUQUERQUE, Eliana B. C. e LEAL, Telma F. (org.) Alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

MORAIS, Artur Gomes de. Alfabetização e letramento: o que são? como se relacionam? como alfabetizar letrando? In: LEAL, Telma Ferraz e ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de (org.). Alfabetização de jovens e adultos em uma perspectiva de letramento. Belo Horizonte: Autêntica, 2004.

PENNYCOOK, Alastair. Critical Applied Linguistics: A Critical Introduction. Critical Applied Linguistics: A Critical Introduction. Mahwah, New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2001.

PERES, Eliane. “A produção da crença”: políticas de alfabetização no Brasil na última década (2006-2016). In: ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO SUL, 2016, 11., Curitiba – PR. Anais... Curitiba, PR: UFPR-ANPEDSul, 2016. v. 1. p. 1-16. Disponível em: http://www.anpedsul2016.ufpr.br/portal/wp-content/uploads/2015/11/Eixo-7-Alfabetiza%C3%A7%C3%A3o-e-Letramento.pdf. Acesso em: 19 mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.22239/2317-269x.01620.

PINTO, Clovis Cerretto. Mudança nas Organizações e a Teoria Ator-Rede: humanos e não-humanos em controvérsias. São Paulo: Mackenzie, 2016.

SILVA, Wagner Rodrigues. Letramento ou literacia: ameaças da cientificidade. In: SILVA, Wagner Rodrigues (org.). Contribuições sociais da Linguística Aplicada: uma homenagem a Inês Signorini. Campinas: Pontes Editores, 2021, v. 1. p. 111-162.

SOARES, Magda Becker. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.

SOARES, Magda Becker. A reinvenção da alfabetização. Presença Pedagógica¸ Belo Horizonte, v. 9, n. 52, p. 15-21, jul./ago. 2003a.

SOARES, Magda Becker. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2003b.

SOARES, Magda Becker. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. In: 26., REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2003, Caxambu. Anais... Caxambu: [s.n.], 2003c, p. 1–18.

SOARES, Magda Becker. Letramento e escolarização. In: RIBEIRO, Vera Masagão (Org.). Letramento no Brasil: reflexões a partir do INAF 2001. São Paulo: Global, 2003d.

SOARES, Magda Becker. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 25, p. 5-17, jan./fev./mar./abr. 2004. DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782004000100002.

SOARES, Magda Becker. Alfabetização e letramento. São Paulo: Contexto, 2006.

SOARES, Magda Becker. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Belo Horizonte, Autêntica, 2009.

SOARES, Magda Becker. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.

SOARES, Magda Becker. Alfabetização e letramento. 7. ed. rev. e ampl., 1. reimp. São Paulo: Contexto, 2017.

STREET, Brian V. Letramentos Sociais: abordagens críticas do letramento no desenvolvimento, na etnografia e na educação. Tradução Marcos Bagno. São Paulo: Parábola Editorial, 2014.

VIEIRA, Sofia Lerche. Políticas de Formação em Cenários de Reforma. In: AMARAL, Ana Lúcia; VEIGA, Ilma Passos A. Formação de Professores: Políticas e Debates. Campinas, SP: Papirus, 2016. (E-book).

Published

2021-07-21

How to Cite

FREITAS, M. de O. Political-pedagogical determinants in an official teacher training program for literacy. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 575–594, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-60222. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/60222. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

Dossiê Diálogos sobre alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar