Diversidade social na escola: estudantes de escolas públicas em Uberlândia / Social diversity in school: public school students in Uberlândia
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57887Palavras-chave:
Ensino Médio, Escola Pública, Estudantes, Perfil socioeconômico, DiversidadeResumo
O olhar sociológico sobre o fenômeno educação é caudatário da dinâmica das práticas sociais contemporâneas, cuja marca é a diversidade social. Com o objetivo de desnaturalizar as evidências aparentes, este estudo parte de um mesmo ambiente: escola pública de Ensino Médio de Uberlândia-MG, onde a priori vige um perfil discente padrão, e busca, por meio de um diagnóstico socioeconômico, identificar suas idiossincrasias para além de suas similaridades. Visando identificar as nuances de perfis dos jovens, apoiou-se na estratificação da amostra por região geográfica da cidade. Com base nos resultados da pesquisa quantitativa sobre as variáveis idade, sexo, etnia, religião, renda e trabalho, revelam-se sentidos diversos sobre as dimensões econômicas, sociais e culturais dos jovens estudantes.
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