Diversidade social na escola: estudantes de escolas públicas em Uberlândia / Social diversity in school: public school students in Uberlândia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57887

Palavras-chave:

Ensino Médio, Escola Pública, Estudantes, Perfil socioeconômico, Diversidade

Resumo

O olhar sociológico sobre o fenômeno educação é caudatário da dinâmica das práticas sociais contemporâneas, cuja marca é a diversidade social. Com o objetivo de desnaturalizar as evidências aparentes, este estudo parte de um mesmo ambiente: escola pública de Ensino Médio de Uberlândia-MG, onde a priori vige um perfil discente padrão, e busca, por meio de um diagnóstico socioeconômico, identificar suas idiossincrasias para além de suas similaridades. Visando identificar as nuances de perfis dos jovens, apoiou-se na estratificação da amostra por região geográfica da cidade. Com base nos resultados da pesquisa quantitativa sobre as variáveis idade, sexo, etnia, religião, renda e trabalho, revelam-se sentidos diversos sobre as dimensões econômicas, sociais e culturais dos jovens estudantes.

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Biografia do Autor

Cristiane A. Fernandes da Silva, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Incis/UFU).

Gustavo Gabaldo Grama de Barros Silva, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (PPGCS/Incis/UFU).

Marili Peres Junqueira, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutora em Sociologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Campus de Araraquara/SP (Unesp). Docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Incis/UFU).

Luciano Senna Peres Barbosa, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Incis/UFU).

Claudia Wolff Swatowiski, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente do Instituto de Ciências Sociais da Universidade Federal de Uberlândia (Incis/UFU).

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Publicado

2020-10-24

Como Citar

SILVA, C. A. F. da .; SILVA, G. G. G. de B. .; JUNQUEIRA, M. P. .; BARBOSA, L. S. P. .; SWATOWISKI, C. W. . Diversidade social na escola: estudantes de escolas públicas em Uberlândia / Social diversity in school: public school students in Uberlândia. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 770–787, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n3a2020-57887. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57887. Acesso em: 25 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial concepções, reflexões e plur