Os desafios da superação do racismo no Brasil: considerações a partir do lugar de fala / The challenges of overcoming racism in Brazil: considerations from the place of speech

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57850

Palavras-chave:

Identidades étnico-raciais, Políticas de ações afirmativas

Resumo

A presente entrevista aborda questões sobre como o racismo e a discriminação vem sendo abordados nas discussões acadêmicas. Em suas análises, a entrevistada reflete sobre as contribuições das Leis 10.639/03 e 11.645/08 para uma educação antirracista. Além disso, problematiza as contribuições das Universidades para implementação de políticas afirmativas, discute os desafios da educação étnico-racial no ensino brasileiro em relação ao debate sobre a religiosidade africana e afro-brasileira. Nesse ínterim, avalia sobre as políticas afirmativas de ingresso no ensino superior de pessoas negras e faz uma análise sobre as políticas de igualdade racial no atual contexto brasileiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Cairo Mohamad Ibrahim Katrib, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Pós-doutor em História pela Universidade Estadual de Maringá, doutor em História Cultural pela Universidade de Brasília, Mestre em História pela Universidade Federal de Uberlândia com atuação na graduação e pós graduação.

Astrogildo Fernandes da Silva Júnior, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Mestre e Doutor pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). Professor da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia com atuação na graduação e Pós - graduação. Membro da Linha Saberes e Prática Educativas.

Downloads

Publicado

2020-10-24

Como Citar

Katrib, C. M. I., & Silva Júnior, A. F. da . (2020). Os desafios da superação do racismo no Brasil: considerações a partir do lugar de fala / The challenges of overcoming racism in Brazil: considerations from the place of speech. Revista Educação E Políticas Em Debate, 9(3), 556–567. https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57850

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial concepções, reflexões e plur