Os desafios da superação do racismo no Brasil: considerações a partir do lugar de fala / The challenges of overcoming racism in Brazil: considerations from the place of speech
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n3a2020-57850Palavras-chave:
Identidades étnico-raciais, Políticas de ações afirmativasResumo
A presente entrevista aborda questões sobre como o racismo e a discriminação vem sendo abordados nas discussões acadêmicas. Em suas análises, a entrevistada reflete sobre as contribuições das Leis 10.639/03 e 11.645/08 para uma educação antirracista. Além disso, problematiza as contribuições das Universidades para implementação de políticas afirmativas, discute os desafios da educação étnico-racial no ensino brasileiro em relação ao debate sobre a religiosidade africana e afro-brasileira. Nesse ínterim, avalia sobre as políticas afirmativas de ingresso no ensino superior de pessoas negras e faz uma análise sobre as políticas de igualdade racial no atual contexto brasileiro.
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Publicado
2020-10-24
Como Citar
KATRIB, C. M. I.; SILVA JÚNIOR, A. F. da . Os desafios da superação do racismo no Brasil: considerações a partir do lugar de fala / The challenges of overcoming racism in Brazil: considerations from the place of speech. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 3, p. 556–567, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n3a2020-57850. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/57850. Acesso em: 15 out. 2024.
Edição
Seção
Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial concepções, reflexões e plur