Trajetória de uma política: cotas étnico-raciais na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia / Trajectory of a policy: Ethnic-racial quotas at the Basic Education School of the Federal University of Uberlândia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9nEspeciala2020-55604

Palavras-chave:

Cotas étnico-raciais, Educação básica, Relato de experiência

Resumo

Este artigo é um relato de experiência sobre o processo de implementação de cotas étnico-raciais na Escola de Educação Básica (Eseba) da Universidade Federal de Uberlândia. Instituída em 2019, devido ao trabalho da Comissão para a Diversidade Étnico-Racial e Socioeconômica da Eseba, com o apoio da direção da escola, da Reitoria e da Pró-Reitoria de Graduação e do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (Neab) da universidade, essa política afirmativa promoveu o ingresso, em 2020, de 18 estudantes negros no primeiro período da educação infantil. Essa medida constitui um marco não apenas para a Eseba, mas para outros colégios de aplicação vinculados a universidades federais que, eventualmente, poderão se valer dessa experiência para, também, discutirem medidas de promoção de equidade racial.

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Biografia do Autor

Léa Aureliano de Sousa Machado, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Especialista em educação pela Universidade Federal de Uberlândia, docente na escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

Neli Edite dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Uberlândia, docente na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

Fernanda Cássia dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutora em História pela Universidade Federal do Paraná, docente da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

Gabriela Martins Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo, docente na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2020-11-03

Como Citar

MACHADO, L. A. de S.; SANTOS, N. E. dos .; SANTOS, F. C. dos .; SILVA, G. M. . Trajetória de uma política: cotas étnico-raciais na Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia / Trajectory of a policy: Ethnic-racial quotas at the Basic Education School of the Federal University of Uberlândia. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 905–920, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9nEspeciala2020-55604. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55604. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial: práticas e saberes por uma