Formação em psicologia para igualdade racial: experiência de estágio em um Terreiro de Tambor de Mina / Academic education in psychology for racial equality: internship experience at a Terreiro de Tambor de Mina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9nEspeciala2020-55595

Palavras-chave:

Psicologia Afrocentrada, Igualdade Racial, Religiões de Matriz Africana, Estágio, Políticas Educacionais

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo uma experiência de estágio em Psicologia Social em um Terreiro de Tambor de Mina, situado em um quilombo urbano, em São Luís/MA. Objetiva analisar como a formação profissional pode ocupar um lugar estratégico nas políticas educacionais para igualdade racial. Como metodologia, utiliza-se do ensaio teórico, compreendendo-o como um exercício do pensamento que produz novos saberes. Como resultados, apontam-se: perspectivas para construção de uma Psicologia Afrocentrada brasileira; maior aproximação da Psicologia com saberes e questões do povo de terreiro; criação de espaço de agenciamento político em prol da igualdade racial entre estudantes. Considera-se que a experiência aponta a necessidade de docentes problematizarem as temáticas raciais na formação.

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Biografia do Autor

Ramon Luis de Santana Alcântara, Universidade Federal do Maranhão - Brasil

Doutor em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão. Professor Adjunto da Universidade Federal do Maranhão.

Francisco Valberto dos Santos Neto, Universidade Federal do Maranhão - Brasil

Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Maranhão. Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão.

Raabe Naftali de Sousa Araujo, Universidade Federal do Maranhão - Brasil

Graduanda em Psicologia pela Universidade Federal do Maranhão. Bolsista em Iniciação Científica pela Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

2020-11-03

Como Citar

ALCÂNTARA, R. L. de S. .; SANTOS NETO, F. V. dos .; ARAUJO, R. N. de S. . Formação em psicologia para igualdade racial: experiência de estágio em um Terreiro de Tambor de Mina / Academic education in psychology for racial equality: internship experience at a Terreiro de Tambor de Mina. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. Especial, p. 865–883, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9nEspeciala2020-55595. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55595. Acesso em: 23 dez. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas educacionais de igualdade racial: práticas e saberes por uma