A inserção\permanência masculina na docência da Educação Infantil
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9nEspeciala2020-55281Palavras-chave:
Gênero, Educação Infantil, Professores homensResumo
O livro de Joaquim Ramos possibilita aos/às pesquisadores/as e interessados/as nas questões de gênero nesse nível educativo apurar as diferentes formas de como os educadores infantis são percebidos pela comunidade escolar e pelas crianças destas instituições de ensino, além de proporcionar reflexões referentes às construções identitárias dos mesmos. Nesse sentido, o autor afirma que a referida pesquisa possibilitou “compreender, sob a perspectiva das relações de gênero, a forma como professores do sexo masculino constroem, ou não, suas identidades profissionais em instituições públicas municipais de educação infantil” (p. 29).
Downloads
Métricas
Referências
CHAVES, S. A. A Hierarquia de gênero no fundamento teórico da disciplina de Ciências Naturais do Ensino Fundamental I. Educação em Revista, Marília, v. 15, n. 01, p. 73- 90, jan- jun. 2014. DOI: https://doi.org/10.36311/2236-5192.2014.v15n01.4748.
SAFFIOTI, H. I. B. Emprego doméstico e capitalismo. Rio de Janeiro: Avenir, 1979a.
SAFFIOTI, H. I. B. O fardo das brasileiras: de mal a pior. In: Revista Escrita Ensaio, Mulher Brasileira: a caminho da libertação. ano 3, n. 5, São Paulo, 1979b. p. 10-39. Disponível em: http://marxismo21.org/wp-content/uploads/2013/01/artigo-HS.pdf. Acesso em: 28 jan. 2013.
SAFFIOTI, H. I. B. Violência de gênero: poder e impotência. Rio de Janeiro: Revinter, 1995. p. 03-55.
SAFFIOTI, H. I. B. Gênero e patriarcado. Inédito (mimeo), 2000.
SCOTT, J. W. Gênero: uma categoria útil de análise histórica. Tradução Christine Rufino Dabat e Maria Betânia Ávila. New York: Columbia University Press, 1989. Disponível em: http://disciplinas.stoa.usp.br/pluginfile.php/185058/mod_resource/content/2/G%C3%AAneroJoan%20Scott.pdf. Acesso em: 15 jun. 2012.