Avaliação Institucional Participativa como instrumento de autonomia no fortalecimento da gestão democrática escolar / Participatory Institutional Evaluation as an instrument of autonomy in strengthening school democratic management

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-55039

Palavras-chave:

Avaliação Institucional Participativa, Autonomia, Gestão Democrática

Resumo

Este artigo é fruto de uma pesquisa em escola pública e traz a Avaliação Institucional Participativa como objeto de estudo, buscando investigar os mecanismos dessa com base no viés participativo e sua relação com a autonomia no fortalecimento da Gestão Democrática. Através da pesquisa qualitativa, foram utilizados como métodos de coleta a observação, entrevistas, questionário e análise documental, tendo como referencial teórico autores como Sobrinho (2012), Afonso (2009), Freitas (2014) e Brandalise (2010). Verificou-se que a Avaliação Institucional Participativa se configura como um mecanismo de participação, enquanto exercício de autonomia na melhoria da qualidade almejada pelos atores escolares, fortalecendo a Gestão Democrática na medida em que contribui para a emancipação dos sujeitos.

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Biografia do Autor

Leandra Cristine Pianco da Silva, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE - Pernambuco - Brasil

Especialista em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica e pesquisadora do Grupo de Estudos de História Sócio Cultural da América Latina da Universidade de Pernambuco, GEHSCAL-UPE.

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Publicado

2020-07-12

Como Citar

SILVA, L. C. P. da. Avaliação Institucional Participativa como instrumento de autonomia no fortalecimento da gestão democrática escolar / Participatory Institutional Evaluation as an instrument of autonomy in strengthening school democratic management. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 455–471, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n2a2020-55039. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/55039. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de avaliação externa e a questão da qualidade da educação no