Formação docente no contexto da política de avaliação externa: narrativas de professores do 2º ano do ensino fundamental / Teaching training in the context of the external evaluation policy: narratives of teachers of the 2nd year of elementary school

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-54921

Palavras-chave:

Avaliação Externa, Formação Docente, Professor do 2º ano

Resumo

As exigências que recaem sobre os professores se ampliaram nas últimas décadas, principalmente, em função das avaliações externas. Este estudo tem por objetivo compreender como a formação no PAIC reverbera na prática de professores do 2º ano do ensino fundamental. Os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural orientam a investigação, de natureza qualitativa, com suporte no método (auto) biográfico, a partir das narrativas de professores. Os investigados reconhecem as contribuições da formação em suas práticas docentes, principalmente, por possibilitar um direcionamento de suas ações, embora esta se caracterize por orientações prescritivas. Garantir uma formação que favoreça a autonomia, a reflexão e que considere o contexto, permanece como desafio para programas de formação docente.

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Biografia do Autor

Genira Fonseca de Oliveira, Rede Pública Estadual do Ceará/ Universidade Estadual do Ceará - UEC - Brasil

Professora da Rede Pública Estadual do Ceará. Mestre em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE).

Giovana Maria Belém Falcão, Universidade Estadual do Ceará - UEC - Ceará - Brasil

Professora Assistente da Universidade Estadual do Ceará e Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará. Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Pesquisadora do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS/UECE).

Eunice Andrade de Oliveira Menezes, Universidade Federal do Cariri - Ceará - Brasil

Professora da Universidade Federal do Cariri. Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, Ciências e Mídias Digitais (EDUCMÍDIA).

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Publicado

2020-07-11

Como Citar

OLIVEIRA, G. F. de; FALCÃO, G. M. B.; MENEZES, E. A. de O. Formação docente no contexto da política de avaliação externa: narrativas de professores do 2º ano do ensino fundamental / Teaching training in the context of the external evaluation policy: narratives of teachers of the 2nd year of elementary school. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 390–405, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n2a2020-54921. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54921. Acesso em: 27 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de avaliação externa e a questão da qualidade da educação no