Formação docente no contexto da política de avaliação externa: narrativas de professores do 2º ano do ensino fundamental / Teaching training in the context of the external evaluation policy: narratives of teachers of the 2nd year of elementary school
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n2a2020-54921Palavras-chave:
Avaliação Externa, Formação Docente, Professor do 2º anoResumo
As exigências que recaem sobre os professores se ampliaram nas últimas décadas, principalmente, em função das avaliações externas. Este estudo tem por objetivo compreender como a formação no PAIC reverbera na prática de professores do 2º ano do ensino fundamental. Os pressupostos da Psicologia Histórico-Cultural orientam a investigação, de natureza qualitativa, com suporte no método (auto) biográfico, a partir das narrativas de professores. Os investigados reconhecem as contribuições da formação em suas práticas docentes, principalmente, por possibilitar um direcionamento de suas ações, embora esta se caracterize por orientações prescritivas. Garantir uma formação que favoreça a autonomia, a reflexão e que considere o contexto, permanece como desafio para programas de formação docente.
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