O Centro de Educação a Distância da UNB no contexto da internacionalização: integração de ações educativas inovadoras com uso de tecnologias digitais / UNB'S Distance Education Center in the context of internationalization: integration of innovative educa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54797

Palavras-chave:

Internacionalização, Universidade de Brasília, Educação a Distância, Tecnologias digitais

Resumo

Este estudo trata das ações do Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade de Brasília (UnB) no cenário da internacionalização educacional. Considera a internacionalização como processo de integrar uma dimensão internacional e intercultural na educação superior, por meio de interação e práticas colaborativas. Com o objetivo de analisar as ações do CEAD voltadas para a internacionalização, com foco na extensão, a pesquisa exploratória, após análise documental, revelou que esse Centro contribui com ações inovadoras, por meio dos programas Universidade Aberta do Brasil e Aprendizagem para o 3º Milênio (A3M), com o destaque para o convênio com a Universidade Aberta de Portugal (UAb), e se materializa, primordialmente, em ações de divulgação.

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Biografia do Autor

Marcello Ferreira, Universidade de Brasília - UnB - Brasil

Professor no Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS, mestre em Ensino de Física e licenciado em Física pela UnB. Atualmente, é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, coordenador da cooperação internacional UAB-UnB/UAb e Coordenador-Geral da UAB na UnB. E-mail: marcellof@unb.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/3108824986425884; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4945-3169.

Teresinha de Jesus Araújo Magalhães Nogueira, Universidade Federal do Piauí - UFPI - Brasil

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com doutorado Sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL). E-mail: teresinhanogueira@unb.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/1664245311677759; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4217-4928.

Danielle Xabregas Pamplona Nogueira, Universidade de Brasília - UnB - Brasil

Professora da Faculdade de Educação da UnB, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, gestão e tecnologias educacionais. Doutora e mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). E-mail: daniellen@unb.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/7455418399257045; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8500-0402.

Helena Célia de Souza Sacerdote, Universidade de Brasília - UnB - Brasil

Doutora e mestra em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Letramento Informacional (UFG), Design Instrucional (UNIFEI) e Educação a Distância (SENAC/DF). E-mail: helenasacerdote@unb.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/6300654854015438; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3987-0540.

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Publicado

2020-05-15

Como Citar

FERREIRA, M. .; NOGUEIRA, T. de J. A. M.; NOGUEIRA, D. X. P. .; SACERDOTE, H. C. de S. . O Centro de Educação a Distância da UNB no contexto da internacionalização: integração de ações educativas inovadoras com uso de tecnologias digitais / UNB’S Distance Education Center in the context of internationalization: integration of innovative educa. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 90–106, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n1a2020-54797. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54797. Acesso em: 26 jul. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas públicas de educação a distância: desafios atuais