O Centro de Educação a Distância da UNB no contexto da internacionalização: integração de ações educativas inovadoras com uso de tecnologias digitais / UNB'S Distance Education Center in the context of internationalization: integration of innovative educa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-54797

Palavras-chave:

Internacionalização, Universidade de Brasília, Educação a Distância, Tecnologias digitais

Resumo

Este estudo trata das ações do Centro de Educação a Distância (CEAD) da Universidade de Brasília (UnB) no cenário da internacionalização educacional. Considera a internacionalização como processo de integrar uma dimensão internacional e intercultural na educação superior, por meio de interação e práticas colaborativas. Com o objetivo de analisar as ações do CEAD voltadas para a internacionalização, com foco na extensão, a pesquisa exploratória, após análise documental, revelou que esse Centro contribui com ações inovadoras, por meio dos programas Universidade Aberta do Brasil e Aprendizagem para o 3º Milênio (A3M), com o destaque para o convênio com a Universidade Aberta de Portugal (UAb), e se materializa, primordialmente, em ações de divulgação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marcello Ferreira, Universidade de Brasília - UnB - Brasil

Professor no Instituto de Física da Universidade de Brasília (UnB). Doutor em Educação em Ciências pela UFRGS, mestre em Ensino de Física e licenciado em Física pela UnB. Atualmente, é vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física, coordenador da cooperação internacional UAB-UnB/UAb e Coordenador-Geral da UAB na UnB. E-mail: marcellof@unb.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/3108824986425884; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-4945-3169.

Teresinha de Jesus Araújo Magalhães Nogueira, Universidade Federal do Piauí - UFPI - Brasil

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI), com doutorado Sanduíche no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IEUL). E-mail: teresinhanogueira@unb.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/1664245311677759; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4217-4928.

Danielle Xabregas Pamplona Nogueira, Universidade de Brasília - UnB - Brasil

Professora da Faculdade de Educação da UnB, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, gestão e tecnologias educacionais. Doutora e mestra em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). E-mail: daniellen@unb.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/7455418399257045; ORCID: https://orcid.org/0000-0001-8500-0402.

Helena Célia de Souza Sacerdote, Universidade de Brasília - UnB - Brasil

Doutora e mestra em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (UnB), com especialização em Letramento Informacional (UFG), Design Instrucional (UNIFEI) e Educação a Distância (SENAC/DF). E-mail: helenasacerdote@unb.br; Lattes: http://lattes.cnpq.br/6300654854015438; ORCID: https://orcid.org/0000-0003-3987-0540.

Referências

AULAbERTA (2020). Disponível em: https://aulaberta.uab.pt/blocks/catalog/detail.php?id=47. Acesso em: 20 jan 2020.

BRASIL. Constituição Federal de 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 30 jul 2019.

ALTBACH. P. G.; REISBERG, L.; RUMBLEY, L. E. Trends in Global Higher Education: Tracking an Academic Revolution. A Report Prepared for the UNESCO 2009 World Conference on Higher Education. Paris: UNESCO, 2009.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOLL, C. I. Enunciação Estética Juvenil em Vídeos Escolares no YouTube. Tese de Doutorado. Tese de Doutorado em Educação - Faculdade de Educação. UFRGS, Porto Alegre, 2013. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/70596. Acesso em: 10 jul 2019.

FULLAN, M. El Cambio educativo: guía de planeación para maestros. México: Trilhas, 2000.

GASPARIN, J. L. Uma Didática para a Pedagogia histórico-crítica. Campinas: Autores Associados, 2007.

GIL. A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2017.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

MOROSINI, M. Guia para a internacionalização universitária. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2019.

MOROSINI, M.; CORTE, M. G. D. Teses e realidades no contexto da internacionalização da educação superior no Brasil. Revista Educação em Questão, Natal, v. 56, n. 47, p. 97 -120, jan./mar. 2018.

SOUSA, J. V. de. Internacionalização da Educação Superior como indicador do Sinaes: de qual qualidade estamos falando? Educação (Porto Alegre), v. 40, n. 3, p. 343-356, set.- dez. 2017.

TAKAHASHI, T. (Org.). Sociedade da informação no Brasil: livro verde. Brasília: Ministério da Ciência e Tecnologia, 2000.

UNIVERSIDADE ABERTA DE PORTUGAL. Aula Aberta. Disponível em: https://aulaberta.uab.pt/. Acesso em: 10 set 2019.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB). Acordo de Cooperação entre a UnB e a Universidade Aberta de Portugal, 2018. Brasília, DF: UNB, 2008.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB). Ato da Reitoria nº. 822 de 2005. Brasília, DF: UNB, 2005.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB). Ato da Reitoria nº 138 de 10 de abril de 1989. Brasília, DF: UNB, 1989.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB). Ato da Reitoria nº 291 de 2 (dois) de agosto de 1989. Brasília, DF: UNB, 1999.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB). Extensão. Brasília, DF: UNB. Disponível em: https://www.unb.br/extensao. Acesso em: 30 jul 2019.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB). Plano de Desenvolvimento Institucional 2018-2022. Brasília, DF: UNB, 2017. Disponível em: http://www.dpo.unb.br/index. Php?option=com. Acesso em: 10 jul 2019.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB). Plano de internacionalização da universidade de Brasília - 2018-2022. Brasília, DF: UNB, 2018. Disponível em: http://www.int.unb.br/br/institucional/plano-de-internacionalizacao. Acesso em: 16 nov 2019.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB). Programa aprendizagem para 3º Milênio (A3M). Brasília, DF: UNB, Disponível em: https://www.a3m.cead.unb.br/projetos/. Acesso em: 15 set 2019.

UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UnB). Resolução do Conselho Diretor nº 2009 de 11 de agosto de 1989.

Downloads

Publicado

2020-05-15

Como Citar

FERREIRA, M. .; NOGUEIRA, T. de J. A. M.; NOGUEIRA, D. X. P. .; SACERDOTE, H. C. de S. . O Centro de Educação a Distância da UNB no contexto da internacionalização: integração de ações educativas inovadoras com uso de tecnologias digitais / UNB’S Distance Education Center in the context of internationalization: integration of innovative educa. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 90–106, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n1a2020-54797. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/54797. Acesso em: 20 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas públicas de educação a distância: desafios atuais