Potencial de investimento e remuneração docente: um estudo longitudinal a partir da arrecadação per capita dos municípios brasileiros (2008 – 2016) / Investment potential and teaching remuneration: a longitudinal study from the per capita collection of br

Autores

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v9n1a2020-52773

Palavras-chave:

Financiamento da educação, Remuneração docente, Potencial de investimento, Municípios, Fundo público

Resumo

Este artigo teve por objetivo analisar o movimento de remuneração docente das redes municipais de ensino no Brasil a partir do potencial financeiro de 3822 casos, delimitando como período de análise os anos de 2008, 2010, 2012, 2014 e 2016. Em uma abordagem quantitativa, utilizou-se de revisões de literatura e legislação que situassem as características do financiamento da educação no Brasil, o município como um espaço de relativa autonomia na alocação de recursos e as disputas em torno do fundo público. Os resultados apontaram que, no período analisado, a arrecadação per capita dos municípios como categorização indicam um esforço maior dos entes federados com menor potencial de investimento na valorização da remuneração docente.

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Biografia do Autor

Marcus Quintanilha da Silva, Faculdade São Braz - Paraná - Brasil

Doutor em educação pela Universidade Federal do Paraná. Professor do magistério superior da Faculdade São Braz. E-mail: marcusquintanlha@hotmail.com; Lattes: http://lattes.cnpq.br/9425688704530184; ORCID: https://orcid.org/0000-0002-8305-0024.

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Publicado

2020-05-16

Como Citar

SILVA, M. Q. da. Potencial de investimento e remuneração docente: um estudo longitudinal a partir da arrecadação per capita dos municípios brasileiros (2008 – 2016) / Investment potential and teaching remuneration: a longitudinal study from the per capita collection of br. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 9, n. 1, p. 228–245, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v9n1a2020-52773. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/52773. Acesso em: 23 dez. 2024.

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Artigos