O funcionamento da educação de tempo integral numa unidade de ensino municipal de Montes Claros-MG: desafios e possibilidades
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n3a2019-52591Palavras-chave:
Educação Integral, Educação de Tempo Integral, Funcionamento Escolar, Escola/ComunidadeResumo
Este trabalho resultou de uma pesquisa sobre o funcionamento da Educação de Tempo Integral (ETI) numa unidade de ensino municipal de Montes Claros-MG, para tal; investigou-se as práticas pedagógicas dos profissionais envolvidos e os impactos das políticas públicas, em especial o Programa Mais Educação junto aos agentes educativos no período 2013-2015. Nessa pesquisa, de natureza quali-quantitativa, utilizou-se de estudo bibliográfico e de campo e da análise de conteúdo para os dados coletados a partir dos questionários e das entrevistas semiestruturadas realizadas com treze envolvidos sendo: dez oficineiros, um gestor e dois coordenadores da ETI. Após análise, os dados foram organizados em seis categorias: funcionamento e infraestrutura; interlocução escola-comunidade; conhecimento de ETI e educação integral (EI) e suas bases legais; desafios; impactos e práticas pedagógicas. A pesquisa tem relevância por apresentar indicadores sobre a ETI que a secretaria municipal de educação poderá utilizar posteriormente em busca da melhoria da qualidade da educação.
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