A formação docente e o Atendimento Educacional Especializado – mediação para inclusão educacional

Autores

  • Maria Célia Borges Universidade Federal de Uberlândia // Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Minas Gerais - Brasil https://orcid.org/0000-0002-5445-023X
  • Marlon César da Silva Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba - Minas Gerais - Brasil
  • Simone das Graças Leal Universidade Federal do Triângulo Mineiro - Uberaba - Minas Gerais - Brasil https://orcid.org/0000-0001-9746-1361

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n2a2019-51991

Palavras-chave:

Formação docente, Atendimento Educacional Especializado, Inclusão educacional

Resumo

O texto traz uma discussão sobre a formação docente focando na formação continuada do profissional que atua no Atendimento Educacional Especializado (AEE), em busca de maior inclusão educacional. O tema explorado é um recorte interativo entre duas investigações da pós-graduação stricto sensu, mestrado em educação, realizados na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) entre 2017-2019. O delineamento da investigação é a pesquisa qualitativa, com revisão bibliográfica e consultas à legislação. Os resultados explicitaram que dentre outros aspectos, a proposição e concretização de políticas de formação docente é condição sine qua non para o alcance de uma escolha mais inclusiva.

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Publicado

2019-12-12

Como Citar

BORGES, M. C. .; SILVA, M. C. da .; LEAL, S. das G. . A formação docente e o Atendimento Educacional Especializado – mediação para inclusão educacional. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 141–157, 2019. DOI: 10.14393/REPOD-v8n2a2019-51991. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/51991. Acesso em: 31 ago. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Políticas de Educação Inclusiva: desafios Atuais